28 de fevereiro de 2010

Comerciais da TV Pirata

Estar ou não ser (That's the question?)


acordei naquele dia
sem saber se me sentia
afogado na placenta
sufocado na mistura
que a princípio
me alimenta
ou
se já estava morto
não sentia nenhum corpo
revestir meu sofrimento
esse mesmo que agora
alimenta meu lamento.

Rodrigo

Jaguar, pseudônimo de Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, (Rio de Janeiro, 29 de fevereiro de 1932)











Sérgio Jaguaribe começou sua carreira em 1952 na revista Manchete onde, por influência de Borjalo passou a assinar somente Jaguar. Na mesma época trabalhava no Banco do Brasilsubordinado a Sérgio Porto, que o convenceu a não deixar o emprego em favor do humorismo.

No início da década de 1960 passa a ser um dos principais cartunistas da revista Senhor, colaborando também na Revista Civilização Brasileira, na Revista da Semana, no semanário Pif-Paf e nos jornais Última Hora e Tribuna da Imprensa. Lança sua primeira coleção em 1968, Átila, você é bárbaro.

No ano seguinte, funda o jornal O Pasquim com Tarso de Castro e Sérgio Cabral. É o único a permanecer até o fim da publicação, em 1991, quando passa a editar o jornal A Notícia.

Texto extraído de:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jaguar_(chargista)

John Turturro em E aí irmão, cadê você?

John Michael Turturro (Brooklyn, Nova York, 28 de Fevereiro de 1957)











Um dos malhores atores de sua geração, John Turturro atua bastante no panorama dos filmes independentes americanos. Nascido no Brooklin, Nova York, desde a infância ficava fascinado pelos filmes. Após o colegial, ganhou uma bolsa de estudos para a prestigiada Escola de Artes Dramáticas da Universidade de Yale.

Fez-se notar primeiramente no circuito teatral off-Broadway, ganhando um prêmio Obie por sua atuação em ''Danny and the Deep Blue Sea''. Fez sua estréia no cinema em ''Touro Indomável'', obra-prima de Martin Scorsese estrelada por Robert De Niro, em 1980. Só apareceu nas telas novamente em 1984, no filme ''O Exterminador 2'' - não confundir com os filmes da série ''O Exterminador do Futuro'', de James Cameron. No mesmo ano, debutou na Broadway em ''A Morte de um Caixeiro Viajante''.

Seguiram-se diversos papéis pequenos em vários filmes, como ''Procura-se Susan Desesperadamente'', estrelado por Madonna,''A Cor do Dinheiro'', ao lado de Tom Cruise e Paul Newman e ''Hannah e Suas Irmãs'', de Woody Allen. Mas seu nome veio a se tornar famoso mesmo foi com ''Faça a Coisa Certa'', de Spike Lee, como funcionário da pizzaria do personagem de Danny Aiello.

Atuou também no drama dos irmãos Coen, ''Ajuste Final'', trabalhando novamente com eles logo em seguida, em ''Barton Fink - Delírios de Hollywood'', que lhe rendeu prêmio de melhor ator no Festival de Cannes.

Papéis principais tornaram-se infreqüentes após o prêmio. Entretanto, em 1992 ele escreveu, dirigiu e atuou em ''Mac'', filme independente que recebeu o prêmio Câmera de Ouro de melhor filme de estréia na direção, também no Festival de Cannes.

Seguiram-se papéis que, embora coadjuvantes, tinham grande peso nas histórias, como em ''Quiz Show - A Verdade dos Bastidores'', de Robert Redford, ''Irmãos de Sangue'' e ''A Voz do Meu Coração''. Novamente veio um papel principal, em ''A Chave da Liberdade''. Em 98, novamente trabalhou com Joel e Ethan Coen em ''O Grande Lebowski''.

No mesmo ano, escreveu, produziu, dirigiu e atuou em ''Illuminata'', comédia sobre uma companhia de teatro nova-iorquina da virada do século. Em 99, novamente trabalhou num filme sobre teatro em Nova York, em ''O POder Vai Dançar'', de Tim Robbins, sobre a relação entre arte e política na década de 30.

Depois trabalhou ao lado de John Goodman e George Clooney no divertido e inusitado ''E aí, Meu Irmão, Cadê Você?'', numa mistura de musical e comédia que se passa no início do século, novamente sob a tutela dos irmãos Coen.

Voltou a fazer um filme de época em ''Por que Choram os Homens'', ao lado de Johnny Depp, em 2000. Provando sua versatilidade, deixou os dramas de lado e dublou a voz do macaco em ''Monkey Bone - No Limite da Imaginação''. Depois, foi coadjuvante de Arnold Schwarzenegger em ''Efeito Colateral'' e colaborou com as piadas de Adam Sandler em ''A Herança de Mr. Deeds''.

A improvável dupla Sandler/Tuturro deu tão certo que ele foi convidado para participar do próximo projeto do comediante, ''Anger Management''. Até a estréia do filme, em 2003, Turturro tem engatilhado os ainda inéditos ''Fear the X'' e ''Secret Passage''.

Texto extraído de:

http://epipoca.uol.com.br/gente_biografia.php?idg=135

John Turturro em O Grande Lebowski (Jesus)

John Turturro em Barton Fink

27 de fevereiro de 2010

Loki - Arnaldo Baptista

Trailer do documentário "Loki" sobre Arnaldo Baptista

Imagens de Canberra











Camberra (em inglês escrito Canberra, que em dialeto aborígene significa "ponto de encontro" ou "lugar conhecido") é a capital da Austrália. Localiza-se a 150 km do litoral, sendo a maior cidade do interior. Situa-se no extremo norte do Território da Capital da Austrália, 300 km a sudoeste de Sydney, e 650 km a nordeste de Melbourne.

O local onde fica Camberra foi escolhido para abrigar a capital planejada em 1908 para pôr fim às candidaturas de Sydney e Melbourne. Um concurso internacional foi aberto e teve como vencedor o arquiteto estadunidense Walter Burley Griffin. As construções começaram em 1913 (projeto de 1912) e finalizaram-se em 1927. O planejamento da cidade foi bastante influenciado pelo movimento jardim-cidade e incorporou áreas significativos de vegetação natural, o que lhe rendeu o título debush capital, algo como cidade arbusto.

Apesar de ter apresentado um crescimento modesto no período entre guerras, Camberra prosperou a partir do fim da Segunda Guerra Mundial. Como capital, a cidade apresenta o Parlamento, a Alta Corte Australiana, além da Biblioteca Nacional da Austrália. O governo federal contribui com uma grande porcentagem da receita bruta da cidade, sendo, assim, o maior empregador. Camberra atrai tanto turistas domésticos quanto internacionais. Importante centro cultural (Biblioteca Nacional e Galeria Nacional de Arte) e comercial da Austrália.

Texto extraído de:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Camberra

John Ernst Steinbeck (Salinas, 27 de fevereiro de 1902 — Nova Iorque, 20 de dezembro de 1968)


Um dos maiores mitos da literatura norte-americana e mundial, John Ernst Steinbeck nasceu em Salinas, no estado da Califórnia, em 27 de fevereiro de 1902. Filho de uma família humilde, de miscigenação entre alemães e irlandeses, e de poucos recursos, Steinbeck absorveu o exemplo paterno, John Steinbeck Sr, que era contador da cidade, e de sua mãe, Olive Hamilton-Steinbeck, ex-professora. Aliás, foi ela que introduziu John na arte de ler e de escrever. Inevitavelmente, durante as férias de verão, ele trabalhava em serviços braçais nos ranchos da redondeza, o que marcou profundamente sua visão de mundo.

Em 1919, Steinbeck se formou no colegial de Salinas. Era tempo de tomar o mundo. Partiu de sua cidade natal em direção à Universidade de Stanford, onde sonhava em se tornar doutor em Inglês. Estudando através de um programa independente, ele logo começou a abandonar o clima sisudo da faculdade. Abandonou definitivamente a graduação em 1925 e rumou para Nova York. Uma idéia fixa percorria sua mente neste momento: se tornar um escritor.

Passou dois anos na Grande Maça e o resultado não poderia ter sido mais desastroso. Foi um fracasso completo. Sem conseguir publicar uma linha sequer e praticamente desconhecido, John retornou para a Califórnia. Em 1929, publicou seu primeiro romance, "Cup of Gold", sobre o famoso pirata galês do século 17, Henry Morgan, mas quase ninguém leu. Os dois livros subsequentes, "The Pastures of Heaven", uma reunião de contos sobre a vida de fazendeiros da Califórnia, e "To a God Unknow" foram execrados pelo meio literário.

Steinbeck tomou a decisão de voltar aos trabalhos braçais para conseguir continuar escrevendo. Trabalhava duro pela manhã e a tarde dedicava-se aos seus manuscritos. Esta experiência foi crucial para o seu futuro de escritor.

Em 1930, ele se casa com sua primeira esposa, Carol Henning. Se mudou para Pacific Grove, na Califórnia, onde coletou vários dados para seu próximo livro. Escrevendo sobre a dignidade silenciosa dos pobres e oprimidos, John se tornou um mestre na dissecação de personagens presos pelas armadilhas do mundo injusto. Em 1935, ele publicou "Tortilla Flat". Finalmente, o sucesso batia em sua porta. Ganhou o prêmio de melhor autor da Califórnia com o livro de fábula simpática sobre descendentes mexicanos em conflito perto de Monterey. Seus romances seguintes foram sucessos absolutos. Em especial "Vinhas da Ira" ("The Grapes of Wrath" ), de 1939, que foi agraciado com o Pulitzer.

Veio a Segunda Guerra Mundial e Steinbeck foi designado correspondente do New York Herald Tribune. Seus relatos foram compilados no livro "Once There Was a War". Bem-sucedido e admirado no mundo literário ao redor do mundo, ele se recusou a se tornar uma mega-estrela, preferindo a sua privacidade.

Em 1962, Steinbeck recebeu o prêmio Nobel de Literatura por seus escritos imaginativos e ao mesmo tempo realísticos sobre um percepção social aguçada. Ele havia deixado sua marca no mundo. Desde da década de 30, ele já era um figura importantíssima na literatura. A década de 60 apenas confirmou sua genialidade.

Em 20 de dezembro de 1968, o mestre norte-americano morreu em Nova York. Casado com Elaine Scott, sua terceira esposa, e com um filho, Thomas, sua morte causou comoção. Foi cremado e suas cinzas repousam no Gardem of Memories Cemetery, em Salinas, sua terra adorada.

Seus romances podem ser classificados como obras sociais, que lidam com os problemas econômicos do trabalho rural, mas também apresentam uma paixão pela terra, que entram em choque com sua visão mais politizada. Cheio de humor agressivo e de verve afiada, Steinbeck foi um agudo observador das realidades criadas pelo homem, o que influenciava diretamente toda a condição humana. Em resumo, o romance social nunca mais foi o mesmo após as linhas de Steinbeck terem sido redigidas. Bibliografia (nomes originais)1929 - "Cup of Gold" 1932 - "The Pastures of Heaven" 1933 - "To a God Unknown" 1935 - "Tortilla Flat" 1936 - "In Dubious Battle" 1937 - "Of Mice and Men" 1937 - "The Red Pony" 1938 - "The Long Valley" 1938 - "Their Blood is Strong" 1939 - "The Grapes of Wrath" 1941 - "Sea of Cortez" (com Edwards F. Rickets) 1942 - "The Moon is Down" 1942 - "Bombs Away" 1945 - "Cannery Row" 1947 - "The Pearl 1947 - "The Wayward Bus" 1950 - "Burning Bright" 1952 - "East of Eden" 1954 - "Sweet Thursday" 1954 - "Positano. Salerno, Italy: Ente Provinciale per il Turismo" 1956 - "Un Americain a New York et a Paris" 1957 - "The Short Reign of Pippin IV" 1959 - "Once There Was a War" 1961 - "The Winter of our Discontentment" 1962 - "Speech Accepting the Nobel Prize for Literature" 1962 - "Travels With Charley in Search of America" 1966 - "America and Americans" 1969 - "Journal of a Novel: The East of Eden Letters" 1975 - "Viva Zapata" 1976 - "The Acts of Kings Arthur and His Noble Knights" 1989 - "Working Days: The Journals of The Grapes of Wrath" 1993 - "Zapata: A Narrative in Dramatic Form on the Life of Emiliano Zapata"

Por Danilo Corci
14/08/2002

Texto extraído de:

http://www.speculum.art.br/module.php?a_id=6

Rowley Birkin QC - Fireworks Display!

26 de fevereiro de 2010

John R. Cash, mais conhecido como Johnny Cash, (Kingsland, 26 de fevereiro de 1932 — Nashville, 12 de setembro de 2003)







Cantor e compositor norte-americano de música country, conhecido por seus fãs como "O Homem de Preto". Em uma carreira que durou quase cinco décadas ele foi para muitas pessoas a personificação do country. Sua voz sepulcral e o distintivo som "boom chicka boom" de sua banda de apoio "Tennessee Two" são algumas de suas "marcas registradas".

Cash nasceu no estado do Arkansas, filho de um fazendeiro pobre. Sua família mudou-se pouco depois para uma fazenda em Dyess, no mesmo estado. O pai de Cash era alcóolatra e abusava física e emocionalmente de seus filhos. Com cinco anos de idade, Cash começou a trabalhar em um campo de algodão, cantando com sua família enquanto cultivavam. Ele era muito próximo a Jack, seu irmão mais velho, e um acidente ocorrido em 1944 o afetaria pelo resto de sua vida. Jack foi puxado por uma serra de madeira no moinho em que trabalhava, sendo quase partido ao meio. Jack ainda sofreria uma semana antes de morrer. Cash sempre falou da enorme culpa que sentia pelo incidente porque tinha saído para pescar nesse dia. Em seu leito de morte, o jovem teve visões do céu e de anjos, e quase sessenta anos depois do acontecido Cash ainda falava esperar encontrar Jack no paraíso. Suas memórias de infância eram dominadas pela música gospel. Cash começou a tocar violão e a compor ainda jovem. Ele passou a ser chamado de "John" depois de entrar para a Força Aérea Americana(que recusava iniciais como nome). Antes disso ele era conhecido como Johnny ou John R. Enquanto servia na Alemanha Cash compôs uma de suas músicas mais famosas, "Folsom Prison Blues".

Em 1997 Cash foi diagnosticado com Síndrome de Shy-Drager, uma doença neuro-degenerativa - diagnóstico que mais tarde seria alterado para problemas no sistema nervoso associados à diabetes. Seu estado de saúde o forçou a encurtar uma turnê; ele foi hospitalizado em 1998 com grave pneumonia, que prejudicou seus pulmões. O álbum American III: Solitary Man, lançado em 2000, apresentava sua resposta à doença, representada por uma versão de "I Won't Back Down" de Tom Petty assim como uma releitura poderosa de "One", do U2.

Cash lançou American IV: The Man Comes Around em 2002, que consistia metade de material original e metade de covers, algumas bem surpreendentes. O videoclipe de "Hurt", canção composta por Trent Reznor do Nine Inch Nails, foi indicada em sete categorias do Video Music Awardsda MTV, ganhando o prêmio de "Melhor Fotografia". Em 2004 "Hurt" também venceu o Grammy de "Melhor Videoclipe".

A esposa de Johnny, June Carter, faleceu de complicações decorrentes de uma cirurgia do coração em 15 de maio de 2003, aos 74 anos de idade.

Menos de quatro meses depois Johnny Cash morreu devido ao diabetes aos 71 anos de idade enquanto estava hospitalizado no Baptist Hospital em Nashville, Tennessee. Ele foi enterrado ao lado de sua esposa no Hendersonville Memory Gardens, perto de sua terra natal, Hendersonville, Tennessee.

Johnny Cash - Hurt

Honoré-Victorien Daumier (26 de Fevereiro de 1808, Marselha - 10 de Fevereiro de 1879, Valmondois)











Caricaturista, chargista, pintor eilustrador francês. Ele foi conhecido em seu tempo como o "Michelangelo da caricatura". Atualmente ele também é considerado um dos mestres dalitografia e um dos pioneiros do naturalismo.

Daumier mudou-se com os pais de Marselha para Paris em 1816. A mudança atendia às ambições do pai, que embora fosse mestre em vitrais queria seguir a carreira de poeta. O adolescente Daumier trabalhava como empregado de um funcionário da justiça e como auxiliar de um contador. Nessa época começou a se interessar pelas artes plásticas. Ia com certa freqüência ao Museu do Louvre, onde ficava admirando e estudando as valiosas coleções. Em 1822 teve aulas no ateliê de Lenoir, um ex-aluno de David. Também estudou profundamente as obras de Rubens e Ticiano.

Suas primeiras litografias datam de 1820, quando Daumier estava empregado como ilustrador em diferentes centros gráficos da cidade. Sua caricaturaGargântua, que ridicularizava o rei Luís Filipe, custou-lhe seis meses de prisão em 1831. Privado da liberdade, o ilustrador matava o tempo retratando os presos. Já em liberdade, assinou um contrato com a revista La Caricature e mais tarde com a célebre Le Charivari.

São conhecidas mais de 4 000 litografias de Daumier. De fato, ele foi um dos litógrafos mais especializados. Nelas reproduziu uma visão crítica, às vezes irônica, às vezes direta e certeira, dos acontecimentos de sua época. Seu estilo é dinâmico e jovial. Com uma linha, Daumier podia redefinir um conceito psicológico, como no Ratapoil (1850).

Depois de dominar a técnica da litografia, Daumier trabalhou como ilustrador para publicidade e o mercado editorial, influenciado pelo estilo de Charlet. Ele desenvolveu a linguagem da charge e da caricatura, caracterizada pela crítica social e política.

Já sua pintura é completamente diferente. A paleta de cores se simplifica nos tons ocre e terra. Os temas são artistas em desgraça e crianças na miséria, algo que o mobilizava de maneira singular. No entanto, seus quadros não visam à emoção gratuita; seus personagens conservam o tempo todo a dignidade humana.

Texto extraído de:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Honoré_Daumier

25 de fevereiro de 2010

George Harold Harrison, MBE, (Liverpool, 25 de Fevereiro de 1943 — Los Angeles, 29 de Novembro de 2001)












Músico britânico, famoso por ter sido guitarrista, compositor e cantor dos Beatles. Foi também produtor de cinema.

George Harrison nasceu em 25 de fevereiro de 1943 em Liverpool, Inglaterra. Harold, o pai, era motorista de ônibus e membro ativo do sindicato de sua categoria e Louise, a mãe, era dona de casa. Sua família tinha origem irlandesa já que seus avós maternos vieram de Wexford. Durante sua infância ele viveu em uma casa localizada na 12 Arnold Grove, no bairro de Wavertree, Liverpool. Em 1950 a família se mudou para 25 Upton Green, em Speke. George tinha ainda dois irmãos e uma irmã (Peter, Harry e Louise).

George faleceu dia 29 de novembro de 2001 em Los Angeles aos 58 anos de idade. Seu corpo foi cremado e alguns afirmam que suas cinzas jogadas no Rio Ganges embora a família não tenha oficialmente confirmado. Sua morte foi devido ao câncer que havia atingido ao cérebro. Após a sua morte, sua família emitiu um comunicado: "Abandonou este mundo como viveu: consciente de Deus, sem medo da morte e em paz, rodeado de familiares e amigos". Harrison costumava dizer: "Tudo pode esperar, menos a busca de Deus".

Texto extraído de:

http://pt.wikipedia.org/wiki/George_Harrison