31 de março de 2010

Pré ferir


Eu prefiro preterir
do que ser preterido.
Além de não doer,
me dá ares de vilão,
me sinto meio bandido.

Rodrigo

Rowley Birkin cantando Merry Christmas

31 de março de 1965 - O Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil com 2.994 m de altitude, é escalado pela primeira vez






O Pico da Neblina, localizado no norte do Amazonas, na Serra do Imeri, é o ponto mais alto do Brasil com 2993,78 metros de altitude (medição revista por satélite/GPS pelo IBGE em 2004). Dá nome ao Parque Nacional do Pico da Neblina, onde está situado. Localiza-se no município de Santa Isabel do Rio Negro, mas a cidade mais próxima é São Gabriel da Cachoeira. O ponto mais alto propriamente dito situa-se a meros 687 metros da fronteira com a Venezuela no Pico 31 de Março, conforme determinado por uma comissão demarcadora de fronteiras em 1962.

Texto:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pico_da_Neblina

Placebo - Every you, every me


Stefan Olsdal, nascido Stefan Alexander Bo Olsdal (Gotemburgo, 31 de Março de 1974) é um guitarrista, baixista e teclista sueco da banda de rock alternativo Placebo e faz parte do grupo musical Hotel Persona.

Foi para Luxemburgo quando era ainda novo, para a Escola Internacional Americana de Luxemburgo, seguindo Brian Molko, elemento da banda Placebo. Stefan começou a praticar música no grupo musical da escola, em 1987. Completou o secundário na Suécia e, com os pais, moveu-se para Londres onde foi atendido pelo Instituto de Músicos.

Texto:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Stefan_Olsdal

John Constable (11 de junho de 1776, Suffolk - 31 de março de 1837, Londres)











Estudou na Dedham Grammar School e ao deixar a escola, trabalhou um período com seu pai, apesar de seu coração não estar ali. Em 1799 convenceu então seu pai a mandá-lo para a Royal Academy em Londres para estudar arte. Em 1816, Constable conquistou sua segurança financeira com a morte de seu pai. Casou-se com Maria Bicknell contra a vontade da família dela e foram muito felizes. Com a morte de sua esposa, em 1828, caiu numa profunda depressão e seus trabalhos tornaram-se mais escuros passando um ar de lamento.

Foi um dos artistas pioneiros na percepção e estudo da mudança dos efeitos da luz e condições atmosféricas na arte. Constable, que fez da natureza seu tema principal, dedicou-se à compreensão e desenvolvimento de novos caminhos para descrever a mutação. O céu, principalmente, o encantou devido às mudanças de luminosidade na natureza as quais governam tudo. Marcou fortemente esta sua obsessão com estudos das nuvens e da abóbada celeste, também experimentou diferentes técnicas com folhas molhadas e sereno, capturando novos efeitos, para retratá-los em seus trabalhos.

Nascido no vilarejo de East Bergholt, em Suffolk, Constable sempre agradeceu ao maravilhoso céu local sua decisão de se tornar pintor. Difíceis de catalogar num ou noutro movimento, seus quadros têm algo dos impressionistas na execução e tratamento da cor, mas são definitivamente românticos em seus motivos. De fato, Constable foi um dos primeiros pintores a representar a paisagem com um novo realismo sentimental, embora de maneira mais austera do que Turner ou Friedrich.

O início de sua carreira artística não foi fácil: a família se opunha, e a Academia da Inglaterra recusou seus quadros, considerando-os fora dos padrões acadêmicos, devido ao já mencionado tratamento impressionista da cor. A obra de Lorrain e de Poussin foi definitiva para sua formação, bem como as paisagens de Rubens.

Constable teve oportunidade de conhecer a obra de todos esses artistas pelos originais pertencentes à coleção particular do aristocrata Beaumont. Entusiasmou-se também pelas obras de Gainsborough e Reynolds, cujas teorias pôs em prática. A exemplo dos impressionistas, Constable preferia pintar ao ar livre e nas suas telas tentava plasmar as alterações nas condições da natureza tal como ocorriam: névoa, chuva fina, sol tênue, umidade. Um dos quadros mais bem aceitos pela crítica foi O Carro de Feno, que lhe valeu a medalha de ouro da Academia. Até Delacroix tentou copiar os céus de Constable, deslumbrado com a força e o sentimento de sua trabalhada luminosidade.

Constable tinha grande afinidade com a poesia e ocasionalmente exibiu seus escritos. Constable ganhou reconhecimento da sua obra lentamente, primeiro na França e depois na Inglaterra. Faleceu em 1837 e foi um inspirador fundamental para os pintores do Romantismo e pintores de paisagem de forma geral.

Texto:

http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Constable

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:John_Constable?uselang=pt

Angus McKinnon Young (Glasgow, Escócia, 31 de Março de 1955)











Guitarrista escocês . Angus é membro e fundador da banda australiana de rock AC/DC. Sua guitarra elétrica predileta é a Gibson SG que conseguiu na Austrália. Um dos maiores guitarristas da história do rock and roll e considerado por muitos como um dos maiores riffer de todos os tempos.

Texto:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Angus_Young

AC/DC - Jailbreak

30 de março de 2010

Imagens da Ilha de Lesbos (Grécia)











Lesbos (em grego: Λέσβος, transl. Lésvos; em turco: Midilli Adası) é uma ilha grega localizada no nordeste do mar Egeu. Seus habitantes são chamados Lesvioi. Lesbos é parte da prefeitura de mesmo nome, a terceira maior ilha grega e a sétima maior do mar Mediterrâneo. Possui uma área de 1630 km² com 320 quilômetros de litoral. É a terceira maior ilha grega e a sétima maior do Mediterrâneo. Sua população é de aproximadamente 90.000 habitantes, um terço dos quais vive em sua capital, Mitilene, no sudeste da ilha. A população restante é distribuída em pequenas cidades e aldeias. As maiores cidades são Kalloni, Gera, Plomari, Ayassos, Eresos e Molyvos, a antiga Mithymna. Mitilene foi fundada no século XI a.C. pela família Pentilidae, que chegou da Tessália e governou até a revolta popular (590–580 a.C.) comandada por Pitaco.

O termo "lésbica" é derivado da interpretação dos poemas de Safo, cuja poesia foi tida por amor sexual de preferência do que amor emocional ou platônico entre ela e outras mulheres. Graças a tal associação, Lesbos e especialmente a cidade de Eresos, lugar de nascimento de Safo, são visitadas freqüentemente por turistas lésbicas hoje.

Texto:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lesbos

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Lesbos

Joey Castillo (nascido em 30 de março de 1966)






Atual baterista do Queens of the Stone Age. Ele juntou-se a banda em 2002 após a saída de Dave Grohl (Foo Fighters/ex-Nirvana). Ele geralmente toca pesado, mas também é um baterista muito versátil pois já passou por muitas bandas diferentes. Ele foi convidado para tocar no Queens of the Stone Age por convite de Josh Homme, pois já tinha trabalhado com ele nas Desert Sessions e no Eagles of Death Metal. Castillo também tocou por oito anos na banda de heavy metal, Danzig.

Texto:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Joey_Castillo

Solo de bateria de Joey Castillo (QOTSA)

Élisabeth-Louise Vigée-Le Brun (16 de abril de 1755 — 30 de março de 1842)











Pintora francesa. Ela é reconhecida como a pintora mais famosa do século XVIII. Seu estilo é neoclássico ao exibir ideais de simplicidade e pureza, mas seu trabalho também pode ser considerado rococó por sua graça, delicadeza e naturalismo.

Nascida em Paris, com o nome de Marie Élisabeth-Louise Vigée, era a filha de um pintor, do qual recebeu sua primeira instrução. Depois, Vigée teve aulas com Gabriel François Doyen, Jean-Baptiste Greuze, Claude Joseph Vernet, entre outros mestres do período. Ainda adolescente, ela pintava retratos profissionalmente.

Depois que seu estúdio foi desapropriado, por praticar sem licença, ela solicitou que suas obras fossem exibidas na Académie de Saint Luc, que o fez de bom grado. Em 25 de outubro de 1774, tornou-se um membro da Academia.

Em 1776, ela casou-se com Jean-Baptiste-Pierre Le Brun, um pintor e negociante de arte. Pintou retratos de muitos nobres e chegou a ser convidada para pintar a rainha consorte Maria Antonieta da França, no Palácio de Versalhes. A rainha ficou tão satisfeita que comissionou Vigée-Le Brun para fazer outros retratros seus, dos seus filhos e de outros membros da família real francesa.

Em 1781, ela e seu marido viajaram por Flandres e pelos Países Baixos, e os trabalhos de mestres flamengos levaram-na a tentar novas técnicas. Lá, Vigée-Le Brun pintou retratos de alguns nobres, inclusive o Príncipe de Nassau.

Em 31 de maio de 1783, Vigée-Le Brun foi aceita na Academia Real de Pintura e Escultura de Paris, como uma pintora de histórica alegoria. Adélaïde Labille-Guiard também foi admitida no mesmo dia.

Depois da prisão da família real durante a Revolução Francesa, Vigée-Le Brun fugiu da França. Ela viveu e trabalhou por alguns anos na Itália, na Áustria e na Rússia, onde sua experiência de lidar com uma clientela aristocrática mostrou-se útil. Em Roma, suas pinturas foram bem criticadas, e ela foi eleita à Academia de São Lucas.

Na Rússia, ela pintou vários quadros para a nobreza e para a família imperial de Catarina, a Grande. Enquanto esteve lá, tornou-se membro da Academia de Belas Artes de São Petersburgo.

Vigée-Le Brun regressou à França durante o reinado de Napoleão I. Ela visitou a Inglaterra no início do século XIX, onde pintou quadros de famosos, como Lorde Byron. Em 1807, ela viajou para a Suíça e foi feita um honorário membro da Société pour l'Avancement des Beaux-Arts de Genebra.

Publicou suas memórias entre 1835 e 1837, dando ênfase às suas viagens e à sua carreira artística. Ainda muito ativa em seus cinqüenta anos, Vigée-Le Brun adquiriu uma casa em Louveciennes, Île-de-France, e viveu lá até a casa ser dominada por tropas prussianas durante a guerra em 1814. Ela permaneceu na capital parisiense até sua morte, provavelmente causada por uma arteriosclerose, em março de 1842. Seu corpo retornou para Louveciennes, sendo enterrado em um cemitério próximo.

No epitáfio de sua tumba pode-se ler: "Aqui, pelo menos, descanso...".

Vigée-Le Brun deixou um legado de 660 retratos e 200 paisagens. Seus trabalhos podem ser encontrados em grandes museus, como o Museu Hermitage, a Galeria Nacional de Londres, o Museu do Louvre e a National Gallery of Art, bem como em coleções privadas.

Texto:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Élisabeth-Louise_Vigée-Le_Brun

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=Elisabeth+Vigée-Lebrun&uselang=pt