28 de fevereiro de 2011

Imagens de Estocolmo.











Estocolmo (em sueco: Stockholm; AFI: [stɔkːɔlm]) é a capital e maior cidade da Suécia. É a sede do governo nacional sueco, do Parlamento e local da residência oficial do monarca sueco. Em 2008, a área metropolitana de Estocolmo era o lar de cerca de 21% da população da Suécia e contribuiu com 35% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Estocolmo tem uma população de 807.311 habitantes, a área urbana (tätort) tem 1,3 milhão, e a área metropolitana cerca de 2,0 milhões.

Estocolmo tem sido o centro cultural, político e econômico da Suécia desde o século XIII. Sua localização estratégica sobre 14 ilhas no centro-sul da costa leste da Suécia, no lago Mälaren, tem sido historicamente importante. Uma vez que a cidade é construída sobre ilhas e conhecida pela sua beleza, tem interesses turísticos e tentou popularizar o apelido de "Veneza do Norte". A cidade é conhecida pelos seus edifícios e parques. Estocolmo é uma das cidades mais visitadas dos países nórdicos, com mais de um milhão de turistas internacionais por ano.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estocolmo

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Stockholm?uselang=pt

Jelena Janković (cirílico sérvio: Јелена Јанковић) (Belgrado, 28 de fevereiro de 1985) é uma tenista profissional sérvia.










27 de fevereiro de 2011

Ivan Petrovich Pavlov (em russo: Иван Петрович Павлов) (14 de Setembro de 1849 — 27 de Fevereiro de 1936) foi um fisiólogo russo.






Foi premiado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1904, por suas descobertas sobre os processos digestivos de animais. Ivan Pavlov veio no entanto a entrar para a história por sua pesquisa em um campo que se apresentou a ele quase que por acaso: o papel do condicionamento na psicologia do comportamento (reflexo condicionado).

Na década de 1920, ao estudar a produção de saliva em cães expostos a diversos tipos de estímulos palatares, Pavlov percebeu que com o tempo a salivação passava a ocorrer diante de situações e estímulos que anteriormente não causavam tal comportamento (como por exemplo o som dos passos de seu assistente ou a apresentação da tigela de alimento). Curioso, realizou experimentos em situações controladas de laboratório e, com base nessas observações, teorizou e enunciou o mecanismo do condicionamento clássico.

A idéia básica do condicionamento clássico consiste em que algumas respostas comportamentais são reflexos incondicionados, ou seja, são inatas em vez de aprendidas, enquanto que outras são reflexos condicionados, aprendidos através do emparelhamento com situações agradáveis ou aversivas simultâneas ou imediatamente posteriores. Através da repetição consistente desses emparelhamentos é possível criar ou remover respostas fisiológicas e psicológicas em seres humanos e animais. Essa descoberta abriu caminho para o desenvolvimento da psicologia comportamental e mostrou ter ampla aplicação prática, inclusive no tratamento de fobias e nos anúncios publicitários.





As primeiras experiências com os cachorros eram simples. Segurava um pedaço de pão e mostrava ao cachorro antes de dá-lo para comer. Com o tempo o cachorro passou a salivar assim que via o pedaço de pão. A salivação era uma resposta quando a comida era colocada em sua boca, uma reação natural de reflexo do sistema digestivo do animal e não envolvia aprendizagem. Pavlov designou esse reflexo de reflexo inato ou não condicionado.

O cachorro de Pavlov ficou conhecido devido a uma experiência feita no início do século XX. Pavlov baseou seus estudos no condicionamento: fez a experiência de alimentar cães ao som de uma música determinada; posteriormente, ao ouvirem apenas a música, suas cobaias reagiram com secreção de saliva e de sucos gástricos.

Pavlov provou, por meio desse experimento, que os cães desenvolvem comportamentos em resposta a estímulos ambientes, podendo tais comportamentos serem explicados sem que se precise entender o que se passa no plano mental ou psicológico. Essas conclusões deram material ao behaviorismo (teoria proposta por Watson) para afirmar que o ser humano aprende essencialmente através da imitação, observação e reprodução dos comportamentos dos outros, e que nossas ações são meras respostas ao ambiente externo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ivan_Petrovich_Pavlov

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Ivan_Pavlov?uselang=pt

Abertura de "Saramandaia"



Saramandaia foi uma telenovela de Dias Gomes, exibida na Rede Globo às 22h, de 3 de maio a 31 de dezembro de 1976, tendo 160 capítulos. Foi dirigida por Walter Avancini, Roberto Talma e Gonzaga Blota.

http://mais.uol.com.br/view/q44oera88rbq/saramandaia--1976-04023968DCA11326?types=A&

26 de fevereiro de 2011

Erica Abi Wright (26 de fevereiro de 1971, Dallas, Texas, EUA) ou Erykah Badu, é uma cantora estadunidense de jazz, soul e R&B.










26 de fevereiro de 1815 - Napoleão Bonaparte escapa da Ilha de Elba.











Elba (em latim Ilva e em italiano Isola d'Elba) é uma ilha na Toscana, Itália, que dista vinte quilômetros da costa. É a maior ilha do arquipélago toscano e a terceira maior ilha italiana e conta com cerca de 30 000 habitantes, número que aumenta no verão. Ela abrigou Napoleão Bonaparte em 1814, após a fracassada invasão da Rússia.

A ilha é dividida em oito comunes italianos: a capital Portoferraio, Campo nell'Elba, Capoliveri, Marciana, Marciana Marina, Porto Azzurro, Rio Marina e Rio nell'Elba.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_de_Elba

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Elba

Honoré-Victorien Daumier (26 de Fevereiro de 1808, Marselha - 10 de Fevereiro de 1879, Valmondois).











Caricaturista, chargista, pintor e ilustrador francês. Ele foi conhecido em seu tempo como o "Michelangelo da caricatura". Atualmente ele também é considerado um dos mestres da litografia e um dos pioneiros do naturalismo.

Daumier mudou-se com os pais de Marselha para Paris em 1816. A mudança atendia às ambições do pai, que embora fosse mestre em vitrais queria seguir a carreira de poeta. O adolescente Daumier trabalhava como empregado de um funcionário da justiça e como auxiliar de um contador. Nessa época começou a se interessar pelas artes plásticas. Ia com certa freqüência ao Museu do Louvre, onde ficava admirando e estudando as valiosas coleções. Em 1822 teve aulas no ateliê de Lenoir, um ex-aluno de David. Também estudou profundamente as obras de Rubens e Ticiano.

Suas primeiras litografias datam de 1820, quando Daumier estava empregado como ilustrador em diferentes centros gráficos da cidade. Sua caricatura Gargântua, que ridicularizava o rei Luís Filipe, custou-lhe seis meses de prisão em 1831. Privado da liberdade, o ilustrador matava o tempo retratando os presos. Já em liberdade, assinou um contrato com a revista La Caricature e mais tarde com a célebre Le Charivari.

São conhecidas mais de 4 000 litografias de Daumier. De fato, ele foi um dos litógrafos mais especializados. Nelas reproduziu uma visão crítica, às vezes irônica, às vezes direta e certeira, dos acontecimentos de sua época. Seu estilo é dinâmico e jovial. Com uma linha, Daumier podia redefinir um conceito psicológico, como no Ratapoil (1850).

Depois de dominar a técnica da litografia, Daumier trabalhou como ilustrador para publicidade e o mercado editorial, influenciado pelo estilo de Charlet. Ele desenvolveu a linguagem da charge e da caricatura, caracterizada pela crítica social e política.

Já sua pintura é completamente diferente. A paleta de cores se simplifica nos tons ocre e terra. Os temas são artistas em desgraça e crianças na miséria, algo que o mobilizava de maneira singular. No entanto, seus quadros não visam à emoção gratuita; seus personagens conservam o tempo todo a dignidade humana.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Honor%C3%A9_Daumier

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Honor%C3%A9_Daumier?uselang=pt