18 de março de 2011

Stéphane Mallarmé, (Paris, 18 de Março de 1842 - Valvins, comuna de Vulaines-sur-Seine, Seine-et-Marne, 9 de Setembro de 1898).






Autor de uma obra poética ambiciosa e difícil, Mallarmé promoveu uma renovação da poesia na segunda metade do século XIX, e sua influência ainda é sentida nos poetas contemporâneos como Yves Bonnefoy.

Mallarmé começou a publicar seus poemas na revista O Parnaso Contemporâneo (Le Parnasse contemporain), editada na capital francesa na década de 1860, quando ele se mudou para o interior da França com o objetivo de ensinar inglês nas escolas da região. Dos 21 aos 28 anos o poeta viveu com a família em três cidades: Tournon, Besançon (terra de Victor Hugo) e Avignon.

Anos depois, Mallarmé conheceria os poetas Rimbaud e Paul Verlaine.

Entre setembro e dezembro de 1874, Mallarmé dirigiu e escreveu La Dernière Mode. Gazette du Monde et de la Famille, uma revista feminina. Sob os pseudônimos de Marguerite de Ponty, Miss Satin, Zizy ou Olympe la négresse, entre autros, escrevia sobre moda, culinária e educação de crianças.

Mallarmé se utilizava dos símbolos para expressar a verdade através da sugestão, mais que da narração. Sua poesia e sua prosa se caracterizam pela musicalidade, a experimentação gramatical e um pensamento refinado e repleto de alusões que pode resultar em um texto às vezes obscuro. Seus poemas mais conhecidos são L'après-midi d'un faune (1876), que inspirou Prélude à l'après-midi d'un Faune,do compositor Claude Debussy, e Herodias (1869). Outras obras importantes de Mallarmé são a antologia Verso e prosa (1893) e o volume de ensaios em prosa Divagações (1897).

Mallarmé destacou-se por uma literatura que se mostra ao mesmo tempo lúcida e obscura. É por isso considerado um poeta difícil e hermético. Nas famosas tertúlias literárias, em sua casa, em Paris, rue de Rome, reunia-se a elite intelectual da época para sessões de leitura e conversas sobre arte e literatura. Entre os convidados, André Gide e Oscar Wilde. Seus comentários críticos sobre literatura, arte e música estimularam enormemente os escritores simbolistas franceses, assim como aos artistas e compositores da escola impressionista, que ao final do século XIX desenvolveram uma arte espontânea em oposição ao formalismo da composição.

Um jogo de dados (Un coup de dés) (1897) é um longo poema de versos livres e tipografia revolucionária que constitui a declaração trágica da impossibilidade de atingir o estabelecido no livro.

Também escreveu penetrantes artigos sobre a moda feminina de seu tempo.

Mallarmé desempenhou um papel fundamental na evolução da literatura no século XX, especialmente nas tendências futuristas e dadaístas. Está entre os precursores da poesia concreta, ao lado de Guillaume Apollinaire (1880-1918) e do escritor americano Ezra Pound (1885-1972).

Stéphane Mallarmé morreu em 1898, em Paris, sem ter chegado a concluir a grande obra de sua vida. A Grande Obra, com letra maiúscula, é um projeto que ele revela em cartas a amigos. Mallarmé pretende atribuir ao poeta a missão de escrever a obra que, por ser a explicação órfica da terra, submeterá ao domínio do espírito humano o acaso, símbolo da imperfeição desse espírito. Três anos antes de sua morte, ele escreve ainda um poema falando deste sonho de constituir uma Grande Obra, no sentido quase que alquímico da palavra - um livro em vários volumes que totalizasse o mistério órfico da terra.

Mallarmé morreu angustiado, sem atingir seu objetivo, mas deixou admiradores em todo o mundo e suas obras continuam a ser reeditadas, mais de 100 anos após a sua morte. A Grande Obra, para ele, seria um livro com a estrutura de uma obra arquitetônica, ligada numa espécie de sintonia com o universo. Não significava reunir todos os seus escritos, mas escrever uma nova obra, o que, para a sua grande frustração, morreu sem realizar.

Um dia antes de morrer, Mallarmé pressentiu a chegada da morte. Pediu à mulher Marie e à filha Geneviève que queimassem boa parte de seus escritos, como fizeram Franz Kafka e o poeta Virgílio. Ele morreu asfixiado no dia seguinte.

http://pt.wikipedia.org/wiki/St%C3%A9phane_Mallarm%C3%A9

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:St%C3%A9phane_Mallarm%C3%A9


BRINDE

Tradução: Augusto de Campos

Nada, esta espuma, virgem verso
A não designar mais que a copa;
Ao longe se afoga uma tropa
De sereias vária ao inverso.

Navegamos, ó meus fraternos
Amigos, eu já sobre a popa
Vós a proa em pompa que topa
A onda de raios e de invernos;

Uma embriaguez me faz arauto,
Sem medo ao jogo do mar alto,
Para erguer, de pé, este brinde

Solitude, recife, estrela
A não importa o que há no fim de
Um branco afã de nossa vela.

17 de março de 2011

Melissa Gaboriau Auf der Maur (Montreal, 17 de março de 1972) é uma musicista canadense de rock alternativo.











Sua carreira inclui participações como baixista nas bandas Hole e posteriormente The Smashing Pumpkins. Melissa também é fotógrafa experiente.

No fim de 2008 foi anunciado que o novo projeto solo de Melissa, iria sair em 2009. O projeto intitulado OOOM (Out of Our Minds), conta com três componentes além do CD: um filme com a duração de 28 minutos, um livro de banda desenhada e ainda um website.

O seu 2º álbum, embora tenha sido anunciado desde 2005, foi lançado no fim de Março de 2010.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Melissa_Auf_der_Maur



16 de março de 2011

Tiiu Kuik (tee-you qu-ick) (Tallinn, 16 de março de 1987) é uma supermodelo estoniana.










16 de março de 1945 - 90% da cidade alemã de Würzburg é destruída, com 5 000 mortos, em apenas 20 minutos de bombardeio britânico.











Wurtzburgo (em alemão: Würzburg) é uma cidade francônia no ao norte do estado da Baviera, Alemanha e está localizada na região administrativa de Baixa Francónia.

Wurtzburgo é uma cidade independente (Kreisfreie Stadt) ou distrito urbano (Stadtkreis), ou seja, possui estatuto de distrito (Kreis).

As primeiras marcas da ocupação humana, datam do ano 1000 a.C. com uma povoação celta, no local onde localiza-se a Fortaleza Marienberg hoje em dia.

A universidade foi fundada em 1402 e refundada em 1582.

Em 1720, começaram os trabalhos de construção da Würzburger Residenz, palácio que substituiu a Festung Marienberg, enquanto residência do Príncipe-Bispo de Wurtzburgo.

Em 1814 a cidade passou a fazer parte da Baviera.

Durante a Segunda Guerra Mundial, em 16 de Março de 1945, cerca de 85 % da cidade foi destruída por cerca de 225 bombardeiros Lancaster em 17 minutos pela Real Força Aérea. A maior parte das igrejas, catedrais e outros monumentos não sobreviveu, enquanto o centro da cidade, datando da época medieval, foi totalmente destruído por um incêndio no qual 5000 pessoas morreram. Durante os 20 anos seguintes, os edifícios de importância histórica foram cuidadosamente reconstruídos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/W%C3%BCrzburg

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:W%C3%BCrzburg?uselang=pt

15 de março de 2011

15 de março de 1990 – toma posse Fernando Collor de Mello na Presidência e implanta o "Plano Collor", confiscando o dinheiro do cidadão.



O confisco

Segundo o acadêmico Carlos Eduardo Carvalho, Professor do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a medida política executada pelo Governo Collor, que ficou conhecida como confisco, não fazia parte, originalmente, do Plano Collor e tem origens num consenso entre os candidatos à presidência da época: Collor, Ulisses Guimarães e Lula da Silva. O confisco já era um tema em debate entre os candidatos à eleição presidencial: A gênese do Plano Collor, ou seja, como e quando foi formatado o programa propriamente dito, desenvolveu-se na assessoria de Collor a partir do final de dezembro de 1989, depois da vitória no segundo turno. O desenho final foi provavelmente muito influenciado por um documento discutido na assessoria do candidato do PMDB, Ulisses Guimarães, e depois na assessoria do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, entre o primeiro turno e o segundo. Apesar das diferenças nas estratégias econômicas gerais, as candidaturas que se enfrentavam em meio à forte aceleração da alta dos preços, submetidas aos riscos de hiperinflação aberta no segundo semestre de 1989, não tinham políticas de estabilização próprias. A proposta de bloqueio teve origem no debate acadêmico e se impôs às principais candidaturas presidenciais. Quando ficou claro o esvaziamento da campanha de Ulysses, a proposta foi levada para a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, obteve grande apoio por parte de sua assessoria econômica e chegou à equipe de Zélia depois do segundo turno, realizado em 17 de dezembro.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Collor_de_Mello#O_confisco

44 a.C. – Júlio César, Imperador Romano, é apunhalado até a morte por Marcus Junius Brutus, Decimus Junius Brutus e vários outros senadores.


Caio Júlio César (em latim: Caius ou Gaius Iulius Caesar ouIMP•C•IVLIVS•CÆSAR•DIVVS; 13 de Julho, 100 a.C. – 15 de março de 44 a.C.), foi um patrício, líder militar e político romano.

As suas conquistas na Gália estenderam o domínio romano até o oceano Atlântico: um feito de consequências dramáticas na história da Europa. No fim da vida, lutou numa guerra civil com a facção conservadora do senado romano, cujo líder era Pompeu. Depois da derrota dos optimates, tornou-se ditador (no conceito romano do termo) vitalício e iniciou uma série de reformas administrativas e econômicas em Roma.

O seu assassinato nos idos de Março de 44 a.C. por um grupo de senadores travou o seu trabalho e abriu caminho a uma instabilidade política que viria a culminar no fim da República e início do Império Romano. Os feitos militares de César são conhecidos através do seu próprio punho e de relatos de autores como Suetónio e Plutarco.

http://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%BAlio_C%C3%A9sar

14 de março de 2011

14 de março de 2008 – Uma série de protestos a favor da independência do Tibet em relação à China invadem Lhasa, a capital do território.











Lhasa (em tibetano: ལྷ་ས་, em chinês tradicional 拉薩, em chinês simplificado: 拉萨, em transliteração pinyin Lāsà) é a capital administrativa da Região Autônoma do Tibete, na República Popular da China. Está localizada no sopé do Monte Gephel.

Tradicionalmente, a cidade é a sede do Dalai Lama. Sua principal atração é o Palácio de Potala, parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO, e é o berço do budismo tibetano. O Jokhang, em Lassa, é considerado como o centro mais sagrado do Tibete. Lassa literalmente significa "lugar dos deuses", apesar de antigos documentos e inscrições tibetanas demonstrarem que o local era chamado de Rasa, que significa "lugar de cabra", até o século VII.

Com aproximadamente 200 mil habitantes, a cidade encontra-se a uma altitude de 3.490 metros acima do nível do mar, sendo uma das mais altas cidades do mundo. A cidade faz parte de um município-prefeitura, a Prefeitura de Lassa, que consiste em oito condados de pequeno porte: Lhünzhub, Damxung, Nyêmo, Qüxü, Doilungdêqên, Dagzê, Maizhokunggar e Distrito de Chengguan.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lhasa

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Lhasa?uselang=pt