13 de maio de 2012

Ilha de Ascensão











A ilha de Ascensão é uma pequena ilha britânica no Oceano Atlântico, constituinte do território ultramarino britânico de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha. Muito isolada, o seu vizinho mais próximo é Santa Helena, cerca de 1 300 km para sudeste, seguindo-se a costa da Libéria, cerca de 1 700 km para nordeste. A oeste, a porção de terra mais próxima no continente sul-americano é a Ponta do Funil, localizada no município brasileiro de Goiana, no estado de Pernambuco. A distância entre Ascensão e a Ponta do Funil é de2 249 km. Levando-se em consideração as ilhas oceânicas do Brasil, as distâncias são de 1 923,9 km até o Arquipélago de São Pedro e São Paulo; de 2 039,7 km até a Ilha Rata, em Fernando de Noronha; e de 2 079,9 km até a Ilha Martim Vaz, no Arquipélago de Trindade e Martim Vaz.

A ilha de Ascensão é uma das ilhas mais estrategicamente localizadas do mundo, sendo que a base aérea da Força Aérea Real do Reino Unido existente na ilha (Base Aérea da Ilha de Ascensão), serve de base para as operações militares dos Estados Unidos e do Reino Unido no Atlântico Sul, na América do Sul e na África. Além disso, a ilha de Ascensão abriga uma das cinco antenas responsáveis pela operação do Sistema de Posicionamento Global (GPS), além de uma das estações retransmissoras da rádio BBC World Service, que é a maior emissora de rádio do mundo. Área: 91 km². Cidade principal: Georgetown.

A ilha foi descoberta em 1501 pelo navegador galego João da Nova, enquanto ao serviço de Portugal. João da Nova dirigia-se à Índia, tendo nessa viagem também descoberto a ilha de Santa Helena.

O seu nome atual resulta da sua re-descoberta por Afonso de Albuquerque no dia de Ascensão de 1505.

Portugal nunca colonizou a ilha, só vindo a ser ocupada em 1815 pela marinha britânica.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_de_Ascens%C3%A3o

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Ascension_Island?uselang=pt