2 de agosto de 2010

William Seward Burroughs II (5 de fevereiro de 1914 – 2 de agosto de 1997).











Escritor, pintor e crítico social nascido nos Estados Unidos da América.

Burroughs nasceu em 1914, o mais novo dos dois filhos nascidos de Mortimer Perry Burroughs (16 de junho de 1885, 05 de janeiro de 1965) e Laura Hammon Lee (05 de agosto de 1888, 20 outubro de 1970). Os Burroughs eram uma família proeminente em St. Louis, Missouri. Seu avô,William Seward Burroughs I, fundou a empresa Maquinas de Somar Burroughs, que evoluiu para o Burroughs Corporation. Burroughs mãe, Laura Lee Hammon, era filha de um pastor cuja família alegava estar relacionada com Robert E. Lee. Seu tio materno, Ivy Lee, foi um pioneiro da publicidade mais tarde trabalhou como jornalista para os Rockefellers. Seu pai tinha um antiquário e loja de souvenirs, Cobblestone Gardens, primeiro em Saint Louis, em seguida, em Palm Beach, Flórida.

Quando menino, Burroughs morava no Pershing Ave. em St. Louis [Central West End]. Ele estudou na John Burroughs School, em St. Louis, onde publicou seu primeiro ensaio, "Magnetismo Pessoal", foi impresso na John Burroughs Review, em 1929. Em seguida, ele participou The Los Alamos Ranch School no Novo México, que foi estressante para ele. A escola foi um internato para os ricos , "onde os filhos dos granfinos poderiam ser transformados em peças masculinas". Burroughs manteve um "diário" documentando uma atração erótica por um outro menino. De acordo com as suas próprias palavras ele destruiu o "diário", mais tarde, envergonhado de seu conteúdo. Devido ao contexto de repressão, onde ele cresceu e, a partir do qual ele fugiu, ou seja, uma família que "onde as demonstrações de afeto eram consideradas constrangedoras", ele manteve a sua orientação sexual escondida até a idade adulta, quando, ironicamente, ele se tornou um escritor homossexual conhecido após a publicação de Naked Lunch em 1959. Alguns dizem que ele foi expulso de Los Alamos depois de tomar chloral hydrate em Santa Fé com um colega. No entanto, segundo seu próprio relato, ele deixou voluntariamente: "Durante as férias da Páscoa do meu segundo ano eu convenci minha família a me deixar ficar em St. Louis."

A sua obra mais conhecida é Naked Lunch, Almoço Nu no Brasil), e Refeição Nua em Portugal, seguida de Junkie. Grande parte de sua obra, de atmosfera fantástica e grotesca, tem caráter autobiográfico. Apesar de fazer parte da chamada geração beat, seus livros têm pouco em comum com o restante desses autores, já que a linguagem utilizada provém de fluxos de consciência durante o uso de alucinógenos. Homossexual depois da morte acidental da esposa causada por um disparo com arma de fogo. Foi um dos pioneiros da literatura experimental, tanto no universo léxico escatológico, urbano, comum e absurdo como no consumo de drogas para produção subjetiva de textos.

Burroughs morreu em Lawrence, às 6:50 horas do dia 02 de agosto de 1997 de complicações de um ataque cardíaco que tinha sofrido no dia anterior. Ele foi enterrado no jazigo da família no Cemitério Bellefontaine em St. Louis, Missouri, com um marcador que tem o seu nome completo e o epitáfio "American Writer". O túmulo encontra-se à direita do obelisco de granito branco de William Seward Burroughs I (1857-1898).

http://pt.wikipedia.org/wiki/William_S._Burroughs

Nenhum comentário:

Postar um comentário