21 de maio de 2011

21 de maio de 878 - Siracusa, na Itália, é capturada pelo sultão muçulmano da Sicília.











Siracusa é uma comuna italiana da região da Sicília, província de Siracusa, com cerca de 121.000 habitantes. Estende-se por uma área de 204 km2, tendo uma densidade populacional de 593 hab/km2. Faz fronteira com Avola, Canicattini Bagni, Floridia, Melilli,Noto, Palazzolo Acreide, Priolo Gargallo, Solarino.

Siracusa foi fundada por Árquias de Corinto, a comando do oráculo de Delfos. Árquias, um heráclida, havia causado um tumulto que levou ao assassinato de Acteão (filho de Melisso), e, como os coríntios não puniram os assassinos, Melisso se matou em protesto. Para debelar a cólera do deus Posidão, Árquias foi para a Sicília e fundou Siracusa. A fundação da cidade foi em cerca de 734 a.C..

Foi cidade-Estado até ser conquistada pelos romanos em 212 a.C.. Arquimedes, o matemático e inventor grego, morreu justamente no massacre que se seguiu à rendição da cidade.

Os monarcas de Siracusa são quase sempre chamados de tiranos e não de basileus (reis); uma exceção foi Agátocles de Siracusa, que tinha o título de rei.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Siracusa

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Syracuse?uselang=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário