9 de novembro de 2009

9 de novembro de 1888 - Jack, o estripador faz sua quinta vítima: Mary Jane Kelly

Mary Jane Kelly



Mary Kelly Butchered

'Jack the Ripper's knife'
This amputation knife is said to have been used by Jack the Ripper.
(c) Donald Rumbelow

Jack the Ripper Vitorian London Crime Poster

As vítimas


Carta de Jack para a polícia

Parte de um relatório policial

Alguns dos suspeitos

Mais suspeitos




Jack o Estripador (Jack the Ripper) foi o pseudônimo dado a um assassino em série não-identificado que agiu no miserável distrito de Whitechapel em Londres na segunda metade de 1888. O nome foi tirado de uma carta, enviada à Agência Central de Notícias de Londres por alguém que se dizia o criminoso.

Suas vítimas eram mulheres que ganhavam a vida como prostitutas. Duas delas tiveram a garganta cortada e o corpo mutilado. Teorias sugerem que, para não provocar barulho, as vítimas eram primeiro estranguladas, o que talvez explique a falta de sangue nos locais dos crimes. A remoção de órgãos internos de três vítimas levou oficiais da época a acreditarem que o assassino possuía conhecimentos anatômicos ou cirúrgicos.

Os jornais, cuja circulação crescia consideravelmente durante aquela época, deram ampla cobertura ao caso, devido à natureza selvagem dos crimes e ao fracasso da polícia em efetuar a captura do criminoso — que tornou-se notório justamente por conseguir escapar impune.

Devido ao mistério em torno do assassino nunca ter sido desvendado, as lendas envolvendo seus crimes tornaram-se um emaranhado complexo de pesquisas históricas genuínas, teorias conspiratórias e folclores duvidosos. Diversos autores, historiadores e detetives amadores apresentaram hipóteses acerca da identidade do assassino e de suas vítimas.

Texto extraído de:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jack_o_Estripador

Nenhum comentário:

Postar um comentário