23 de maio de 2011

Carl Heinrich Bloch (Copenhague, 23 de maio de 1834 - Copenhague, 22 de fevereiro de 1890) foi um pintor dinamarquês.










Ele nasceu em Copenhague, capital da Dinamarca, e estudou com Wilhelm Marstrand no Det Kongelige Danske Kunstakademi (Real Academia Dinamarquesa de Arte).

Seus primeiros trabalhos foram inspirados em cenas da vida cotidiana rural. Entre os anos de 1859 e 1866, Bloch viveu na Itália, sendo este período importante para o desenvolvimento de seu estilo histórico.

Em 1865, teve seu primeiro grande sucesso com a exposição da obra "Die Befreiung des Prometheus", em Copenhague, em1865. Após a morte de Marstrand, ele terminou a decoração do salão cerimonial da Universidade de Copenhague.

Ele foi, então, contratado para produzir 23 pinturas para a Capela do Palácio de Frederiksborg. Todas as cenas da vida de Cristo registradas no trabalho se tornaram muito populares como ilustrações. Os originais, pintados entre 1865 e 1879, ainda se encontram no Palácio de Frederiksborg.

Bloch morreu na mesma cidade em que nasceu, com a idade de 63 anos.

Há mais de 40 anos, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias fez uso intenso das pinturas de Carl Bloch, principalmente a partir da coleção do Palácio de Frederiksborg, em igrejas e em material impresso.

A igreja mórmon produziu recentemente filmes alusivos às Escrituras, de acordo com o Ministério de Cristo Mortal, utilizando as pinturas de Bloch como modelos para as cores, a luz e o conjunto global de design, assim como o movimento dos atores em muitas das cenas. O exemplo mais notável disto é o filme The Testaments of One Fold and One Shepherd.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Heinrich_Bloch

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Carl_Bloch

Nenhum comentário:

Postar um comentário