11 de junho de 2011

Don Federico de Madrazo y Küntz (Roma, 12 de Fevereiro de 1815; — Madrid, 11 de Junho de 1894).











Filho do pintor José de Madrazo y Agudo, de quem foi discípulo, e pai do famoso pintor Raimundo de Madrazo y Garreta. Frequentou a Real Academia de Belas-Artes de São Fernando, onde pintou o seu primeiro quadro, A Ressurreição de Cristo, no ano de 1829, o qual foi comprado pela rainha Cristina da Suécia. Pouco tempo depois, pintava Aquiles na sua tenda, e, em seguida, A Parada de Cipião, que lhe assegurou a admissão como académico, "por mérito".

Enquanto decorava o palácio da Vista Alegre, começou a pintar retratos. Em 1852 mudou-se para Paris, onde estudou com Winterhalter, e onde pintou notáveis retratos do famoso Barão Taylor e de Ingres.

Em 1837 foi contratado para criar um quadro para a galeria de Versalhes, e pintou "Godofredo de Bulhão proclamado Rei de Jerusalém".

O artista mudou-se, então, para Roma, na Itália, dedicando-se a diversos temas, sacros e, inexplicavelmente, profanos. Pintou, aqui, Maria Cristina vestida de Freira na cabeceira de Fernando III, em 1843, Rainha Isabel, A Duquesa de Medina-Coeli, e A Condessa deVilches, além de um número considerável de retratos da aristocracia espanhola, alguns dos quais foram expostos na grande exposição de 1855.

Recebeu a Legião de Honra em 1846.

Tornou-se membro correspondente da Academia de Belas Artes de Paris a 10 de Dezembro de 1853, e, em 1873, com a morte de Schnorr, tornou-se no membro estrangeiro designado.

Depois da morte do seu pai, sucedeu-lhe como director da Galeria do Prado e como presidente da Academia de San Fernando. Introduziu então, em Espanha, a produção artística em jornais e revistas, como em El Artiste, El Renacimiento, e El Semanario Pintoresco.

O seu irmão, Don Luis de Madrazo, ficou também conhecido como pintor, principalmente pelo Enterro de Santa Cecília, pintado em 1855.

Federico Madrazo foi professor do pintor Miguel Navarro y Cañizares que fundou a Academia de Belas Artes da Bahia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Federico_de_Madrazo_y_Kuntz

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Federico_de_Madrazo_y_Kuntz?uselang=ca

Nenhum comentário:

Postar um comentário