16 de dezembro de 2011

16 de dezembro de 1997 - Um episódio de Pokémon, "Denno Senshi Porygon", exibido no Japão, provoca convulsões em 685 crianças japonesas.



"Dennō Senshi Porygon" (でんのうせんしポリゴン Dennō Senshi Porigon?, literalmente "Computer Soldier Porygon", mais comumente traduzido como "Electric Soldier Porygon") é o trigésimo oitavo episódio da primeira temporada do anime Pokémon. Ela foi ao ar no Japão em 16 de dezembro de 1997, e desde então não foi ao ar em qualquer outro lugar. No episódio, Ash e seus amigos acham que no Centro Pokémon que existe algo errado com os dispositivos transmissores da Pokébola. Para descobrir o que está errado, eles devem ir para dentro da máquina.

O episódio é infame pela utilização de efeitos visuais que causasem convulsões em um número consideravelmente grande de espectadores japoneses, um incidente referido como o "Pokémon Shock" (ポケモンショック Pokémon Shokku?) pela imprensa japonesa. Seiscentos e oitenta e cinco espectadores foram levados para hospitais, mas apenas duas pessoas permaneceram hospitalizados por mais de duas semanas. Devido a isto, o episódio foi banido no mundo inteiro. Após o choque, o anime Pokémon entrou em um hiato de quatro meses, e ele retornou na TV Tokyo em abril de 1998. Desde então, o episódio foi parodiado e referenciada nos meios culturais, incluindo episódios de Os Simpsons e South Park.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Denn%C5%8D_Senshi_Porygon

Nenhum comentário:

Postar um comentário