3 de janeiro de 2012

Valentin de Boulogne, ou Jean de Boulogne (Coulommiers, 3 de janeiro de 1591 (batismo) - Roma, 20 de agosto de 1632), pintor francês da época barroca.











Valentim nasceu em Coulommiers. Supõe-se que tenha partido para Roma em 1612, embora a primeira menção específica a sua estada em Itália esteja no Stati d'anime de 1620, quando vivia na paróquia de Santa Maria del Popolo.

Em Itália recebeu a influência de Michelangelo Merisi da Caravaggio e Bartolomeo Manfredi, e estudou com Simon Vouet. Fez parte de um grupo de pintores nórdicos chamado «Bentvögel», que tinha por lema: «Por Baco, pelo tabaco e por Vênus». Deste modo entrou em contacto com os ambientes populares da Cidade Eterna, que representou nos seus quadros de costumes. Morreu em Roma.

Considera-se Valentin de Boulogne como o mais destacado caravagista francês. Assumiu o claro-escuro próprio de Caravaggio, embora colocando-o de forma ordenada e geométrica, interessando-se pelos efeitos táteis e pela beleza dos modelos. Os temas dos seus quadros são as cenas do quotidiano e as pinturas religiosas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Valentin_de_Boulogne

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Valentin_de_Boulogne

Nenhum comentário:

Postar um comentário