2 de janeiro de 2011

2 de janeiro de 1757 - O Reino Unido captura Calcutá, na Índia.











Calcutá (bengali: কলকাতা, hindi: कोलकता, Kólkata, AFI ['kolkat̪a], inglês: Calcutta ou Kolkata) é a capital e maior cidade do estado de Bengala Ocidental, na Índia. Situa-se às margens do rio Hooghly, no leste do país, perto da fronteira com o Bangladeche. Calcutá possui 4,58 milhões de habitantes (2001) dentro dos seus limites municipais e 14,68 milhões (2006) na sua área metropolitana, constituindo-se na terceira maior aglomeração urbana e a quarta maior cidade da Índia.

A cidade foi fundada em 1690 pela Companhia Inglesa das Índias Orientais, tendo sido a capital da Índia britânica de 1833 a 1912. A economia de Calcutá entrou em declínio após a independência indiana, em 1947, embora tenha voltado a crescer a partir de 2000. A exemplo de outras grandes cidades de países em desenvolvimento, Calcutá apresenta problemas urbanísticos tais como pobreza, poluição, crime e congestão de tráfego.

Em 2001, o governo local repudiou a versão oficial inglesa do nome da cidade (Calcutta) em favor da forma oficial bengali কলকাতা, transliterada como Kolkata.

A zona sobre a qual atualmente se assenta a cidade de Calcutá é objeto de ocupação humana há mais de 2.000 anos, segundo testemunham os sítios arqueológicos encontrados

http://pt.wikipedia.org/wiki/Calcut%C3%A1

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Kolkata

Nenhum comentário:

Postar um comentário