16 de janeiro de 2011

Vilma Anna Maria Caccuri (São Paulo, 16 de janeiro de 1929) é uma pintora brasileira.











Em 16 de janeiro de 1929, nascia Vilma Anna Maria Caccuri, na cidade de São Paulo, neta de imigrantes italianos, da região da Calábria, Rossano.

Desde os oito anos inicia-se no desenho e pintura com uma ex-aluna da Casa Pia, atual Santa Marcelina em São Paulo, desenhando sempre do natural, utilizando o lápis de cor, crayon, lápis de cera, têmpera e óleo sobre vidro, madeira,tecido, couro, argila, papel e finalmente sobre tela.

Estuda durante sete anos com a professora Laura Di Fraia, Quando teve seu primeiro trabalho à óleo sobre tela aceito em 1943 no Salão Paulista de Belas Artes.

Em 1944 inicia seus estudos na Escola de Belas Artes de São Paulo, na antiga Rua Onze de Agosto, atual praça Clóvis Bevilaqua, onde conclui seu bacharelado em Pintura no ano de 1950.

Paralelamente estuda pintura no atelier de Reynaldo Manzke e Arlindo Castelani de Carli, nos anos 1946-1947, amigos íntimos de seu pai Victor Caccuri Junior, que de seu ciclo de amizades faziam parte também vários artistas, pintores e escultores da época, os quais colaboraram no incentivo e na sensibilidade artística de sua filha.Viajou pelo Brasil, América do Sul, América Central, Europa e Oriente Médio, documentando com seus pincéis e seu colorido- Fauve, as belezas da natureza, utilizando técnica impressionista.

Participou dos Salões Oficiais do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Minas Gerais e cidades do interior do Estado de São Paulo. Fez parte do Sindicato dos Artistas Plásticos de São Paulo, participando dos Salões nos anos 1948 e 1949.Participa dos Salões da Associação Paulista de Belas Artes da qual é sócia número 190.

Em 1955 presta concurso estadual para professora de desenho de 1º e 2º graus, e ingressa no magistério Secundário e Normal Oficial do Estado de São Paulo, onde dedica-se ao magistério até o ano de 1983, período esse em que suas atividades profissionais e artísticas foram diversificadas, abrangendo vários setores, sempre dentro da área de Artes Plásticas.

No inicio da década de 60 leciona artes plásticas no Ginásio Estadual Vocacional Osvaldo Aranha, importante escola na historia da educação brasileira por ter sido uma iniciativa inovadora nos moldes tradicionais tão carentes de renovação.

Citada no Dicionário Brasileiro de Artistas Plásticos- 1º volume, editado pelo Ministério da Educação e Cultura- Instituto Nacional do Livro- Brasília- 1973. E também no Catalogo de Artes Plásticas do Brasil- Julio Louzada.

Em 1978 conclui a Licenciatura Plena com habilitação em artes plásticas e educação artística na Faculdade de Belas Artes de São Paulo.Atualmente leciona pintura em seu atelier e dedica-se a pintura a óleo de paisagens, flores, naturezas mortas e marinhas.

http://vilmaannamariacaccuri.blogspot.com/2007/08/biografiaem-16-de-janeiro-de-1929.html#links

Imagens:

http://vilmaannamariacaccuri.blogspot.com/2008/08/obras-em-destaque.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário