11 de março de 2011

11 de março de 2004 – Atentado de responsabilidade da Al Qaeda em Madrid provoca 192 mortes e 2050 feridos.











Madrid (português europeu) ou Madri ou Madrid (português brasileiro) é a capital e a maior cidade de Espanha, tal como o município de Madrid e a Comunidade autónoma de Madrid. A cidade foi edificada junto às margens do rio Manzanares, no centro do país. Devido à sua localização geográfica e histórica, é juntamente com Lisboa o centro financeiro e político da Península Ibérica.

No seguimento da restauração da democracia, em 1976, e a adesão à CEE, em 1986, a cidade de Madrid tem vindo a desempenhar um papel importante na economia europeia, tornando-se num dos principais focos financeiros do Sul da Europa. O gentílico da cidade de Madrid é madrileno (madrileño). O seu atual alcaide é Alberto Ruiz-Gallardón. do Partido Popular, de centro-direita.

A 11 de Março de 2004 a cidade sofreu uma série de atentados com mochilas bomba em quatro comboios da rede Cercanías Madrid. Os atentados, os maiores sofridos em Espanha e na União Europeia, levaram a vida a 191 pessoas e deixou mais de 1900 feridas. Três anos após esse triste episódio os reis de Espanha inauguram na praça Carlos V um monumento comemorativo dedicado às vítimas do atentado. Em 2006, Madrid foi palco de mais um atentado terrorista, desta vez no Aeroporto Madrid-Barajas; foi de autoria da ETA. Tirou a vida de duas pessoas e feriu outras 19.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Madrid

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=Madrid&uselang=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário