5 de março de 2011

Correggio é como era conhecido o pintor italiano Antônio Allegri (Correggio, c.1489 - Idem, 5 de março de 1534).











Antônio Allegri nasceu em Correggio, uma cidade italiana na Reggio Emília. A data de seu nascimento é incerta (cerca de 1489) e era filho de um comerciante. Sua infância e seus primeiros passos na pintura sào pouco conhecidos, Giorgio Vasari escreveu no seu livro Vite que era uma família muito pobre, mas sabe-se que de 1503 até 1505 foi aprendiz de Francesco Bianchi Ferrara em Modena, onde provavelmente conheceu o classicismo de Lorenzo Costa e Francesco Francia, o que pode ser reconhecido nos seus primeiros trabalhos. Depois de uma viagem a Mântua em 1506, retornou e permaneceu em Correggio até 1510. Nesse período é assinalada a obra Adoração do Menino com Santa Isabel e São João, que mostra claras influências de Costa e Mantegna. Em 1514 ele provavelmente pintou tres obras para a entrada da igreja de Santo André em Mantua, voltando a Correggio, onde contratou a execução do altar de Nossa Senhora no monastério franciscano local (atualmente em Dresden). Em 1516 Antônio se encontrava em Parma, onde se tornou amigo de M.Anselmi, um dos principais pintores maneiristas. Permaneceu ali até 1530.

Em 1519, casou-se com Girolama Francesca di Braghetis, também de Correggio. que faleceu em 1529. Desse período são Madona e o Menino com São João criança, Cristo deixando sua Mãe e a perdida Madona de Albinea.

A primeira grande encomenda a Correggio foi para pintar o teto da sala de jantar da abadessa do convento de São Paulo, em Parma. Ele pintou uma maravilhosa árvore formando um pergolado, com imagens adoraveis em óculos, lembrando o frescor da Vila Farnese em Roma . Pintou a ilusionista Visão de São João em Patmos (1520-1521) para o domo da igreja de São João Evangelista. Três anos depois decorou o domo da catedral de Parma com a brilhante Ascensão da Virgem, coroada com camadas de anjos em perspectiva. A complexidade deste trabalho e sua sugestão de um infinito divino foi inovadora. Muitos afrescos foram executados como se fossem uma tela. Outras obras-primas incluem A Lamentação e O Martirio de Quatro Santos, atualmente em Parma. Trabalhou também em suas obras sobre mitologia, melhor descritas a seguir.

Em 15 de março de 1534, morre em sua cidade natal e foi sepultado na igreja de São Francisco. Vasari conta que o pintor foi acometido de uma forte febre quando retornava a Parma para receber o dinheiro de uma encomenda.

Sómente para situar Correggio em sua época, lembremos que Alexandre VI, nascido na Espanha com o nome de Rodrigo Bórgia, era o papa da época, e sua filha Lucrécia (1480-1519 ), era casada com Alfonso d'Este, Duque de Ferrara e Módena, embora diziam ter frequentado também a cama de Francisco Gonzaga, Duque de Mantua. Allegro foi contemporâneo ainda de grandes nomes como Leonardo , Michelangelo, Rafael, entre tantos grandes, e se quinhentos anos depois ainda se guarda sua memória, é por ter seu valor.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_de_Correggio

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=Category:Correggio&uselang=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário