5 de setembro de 2011

5 de setembro de 1905 - O Tratado de Portsmouth encerra a Guerra Russo-Japonesa.











Conflito armado entre o Japão e a Rússia (1904-1905). A principal causa da guerra foi a ambição conflitante dos impérios russo e japonês sobre a China. A Rússia havia expandido seus domínios e interesses no Extremo Oriente durante todo o final do séc. XIX. Em 1891, a Rússia começou a construir a estrada de ferro Transiberiana, ligando Moscou a Vladivostok. Em 1896, assinou um tratado com a China, que lhe permitiu construir a estrada de ferro Chinesa Oriental através da Manchúria, e colocou essa província parcialmente sob seu domínio. Em 1898, a Rússia arrendou da China a Península de Liaotung, aí construindo a base naval de Porto Artur e o porto comercial de Dairen. Esse fato provocou o descontentamento do Japão.

Ataque a Porto Artur. O Japão rompeu relações diplomáticas com a Rússia em 6 de fevereiro de 1904. Dois dias depois, a esquadra do vice-almirante Heihachiro Togo atacou inesperadamente navios russos em Porto Artur, no litoral chinês. O Japão declarou guerra à Rússia em 10 de fevereiro.

A Rússia tinha apenas 80 mil soldados no Extremo Oriente quando a guerra começou. O Japão tinha 200 mil soldados no norte da China e outro grande exército nas proximidades. Os navios de guerra e minas japonesas logo retiveram a maior parte da esquadra russa do Pacífico em Porto Artur. A esquadra russa do Mar Báltico foi chamada, contornou a África, atravessou o oceano Índico e penetrou no estreito da Coréia, mas foi praticamente aniquilada pelos japoneses na batalha do estreito de Tsushima, em 1905.

Em terra, as forças japonesas comandadas pelo marechal Iwao Oyama foram aos poucos obrigando os russos a recuar para a Manchúria. Após um cerco de dois meses, Porto Artur rendeu-se ao Japão, que se tornou uma potência na Ásia.

O presidente dos EUA, Theodore Roosevelt, atendeu à proposta dos japoneses e realizou a Conferência de Paz em Portsmouth, em New Hampshire, em 1905. O Tratado de Portsmouth cedeu ao Japão o sul da ilha Sacalina e obrigou a Rússia a retirar suas tropas da Manchúria, ceder Porto Artur, Dairen e também a Coréia aos japoneses.

http://www.klickeducacao.com.br/enciclo/encicloverb/0,5977,PIG-1429,00.html

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Portsmouth,_New_Hampshire

Nenhum comentário:

Postar um comentário