15 de setembro de 2011

Lírio Mário da Costa, (Rio de Janeiro, 25 de março de 1923 — Rio de Janeiro, 15 de setembro de 1995) "Costinha", foi um humorista e ator brasileiro.


Uma cena do filme "Entrei de Gaiato" (dir: J.B. Tanko / 1959) reunindo três mestres do Humor brasileiro: Zé Trindade, Costinha e Chico Anysio.

Um dos comediantes mais famosos do cinema, teatro e televisão brasileiros, natural do Rio de Janeiro, caracterizou-se pelas caretas hilariantes e piadas picantes. Uma piada contada por Costinha, com seus trejeitos e sua cara engraçada tinha o sabor muito diferente da mesma piada contada por uma pessoa que não tivesse tais predicados. Há cômicos que não têm a fisionomia cômica. Bastava Costinha aparecer. Sua presença já era motivo para rir. O comediante era conhecido por ser um excelente careteiro e por sua especialização em contar piadas de bichinhas e de portugueses, freqüentemente usando termos de baixo calão. Ele também lançou 5 LPs de piadas.

Apesar da vasta filmografia (de mais de 50 filmes), seu grande sucesso deu-se na televisão, onde participou de vários programas humorísticos. Lírio Mario da Costa, o Seu Mazarito da Escolinha do Professor Raimundo, era filho de um artista de circo e, antes de abandonar a família, o pai ensinou os truques do picadeiro para os filhos.

Lírio começou a atuar para valer em 1949, no filme “Anjo de Lobo” (1949), filme de Luiz de Barros. A consagração como comediante ocorreu com sua ida para a TV. Participou ainda dos programas Balança Mas Não Cai e O Planeta dos Homens, entre outros. Costinha trabalhava como faxineiro na Rádio Tamoio do Rio de Janeiro quando estreou na vida artística. Integrou o elenco de vários teatros de revista e destacou-se em chanchadas da Atlântida. Faleceu aos 72 anos, em 15 de setembro de 1995.

http://www.memorialdafama.com/biografiasCD/Costinha.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário