Considerada a sua obra mais famosa, O cego rabequista, pintada em 1855, foi exibida na Exposição Universal de Paris em 1855 e na Exposição Internacional do Porto em 1865, conquistando o segundo lugar.
José Rodrigues, filho de Apolinário José de Carvalho e de Maria Leonarda, foi batizado em S. João da Praça a 21 de Setembro de 1828, tendo como padrinho José Rodrigues.
José Rodrigues (com o mesmo nome do padrinho) teve cinco irmãos, viveu em Lisboa, na morada sita na Rua dos Bacalhoeiros, e casou em 1863 com D. Maria José Rodrigues, filha de José Rodrigues da Rocha, da qual teve três filhos (António Ribeiro Rodrigues, Teresa de Jesus Rodrigues e Matilde Leonor Rodrigues).
Antes de entrar para a Academia das Belas-Artes (convento de S. Francisco) como aluno voluntário em 1841, deixou uma estampa datada de 1840. Em virtude de ter na Academia um colega homônimo, requereu oficialmente a redução do seu nome para "José Rodrigues".
Aos catorze anos de idade, no concurso de desenho histórico, ganhou um prémio na cópia de baixo-relevo, passando de aluno voluntário a aluno ordinário. Desse ano (1842) existe ainda uma estampa assinada e datada.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_RodriguesImagens:
http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Jos%C3%A9_Rodrigues?uselang=pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário