28 de janeiro de 2010

Imagens de Ancara-Turquia










Ancara é a capital da Turquia e a segunda maior cidade do país, atrás de Istambul. A cidade tem uma população de 4.140.890 habitantes (estimativa de 2007), e uma elevação de 850 m de altitude. É ao mesmo tempo a capital de Ancara (província) de mesmo nome.

A entrada da cidade de Ancara na história remota-se Idade do Bronze e a aparição da civilização Hatti. Dois mil anos antes de Cristo, chegaram os hititas, depois seriam os frígios, lídios e persas. No século III d.C., os gálatas, um povo celta, estabeleceu sua capital em Ancara. Conquistada mais tarde pelos romanos e posteriormente passando a ser um importante assentamento bizantino, no ano de 1071, quando o sultão selyúcida Alparslan, conquista Ancara, terminando com uma larga dominação seljúcidas e otomanos no inicio do século XX.

O momento da fundação da República da Turquia, Ancara não era mais do que uma pequena população que não superava os 15.000 habitantes. Apesar disso, foi designada como capital, enquanto Istambul se encontrava ocupada pelos aliados entre 1919 e 1922. Traz o fim da Guerra de independência turca (13 de outubro de 1923), Ancara continuo sendo a capital por desejo expresso do fundador da República Turca, Mustafá Kemal Atatürk, que evitava deste modo a excessiva vulnerabilidade geo-estratégica da cidade de Istambul.

Localizada nas “coordenadas geográficas 39º 52 ‘30” Norte e 32º 50’ Leste, Ancara se encontra situada sobre uma colina escarpada e rochosa, que possui 176 m de altitude, sobre a riviera esquerda do Enguri Su, afluente do rio Sakarya (Sangarius). A cidade encontra em um dos lugares mais secos da Turquia, rodeada por uma vegetação de estepe, devido ao solo e ocasiões de extremo clima continental seco com invernos muito frios com abundantes precipitações em forma de neve e verões muito secos e calorosos, o período das chuvas acontece sobre toda a primavera e outono.

Texto extraído de:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ancara

Nenhum comentário:

Postar um comentário