16 de março de 2010

Antoine-Jean Gros (16 de Março de 1771 - 25 de Junho de 1835)











Iniciou sua formação com o pai, um pintor de miniaturas, mas aos 17 anos, começou a estudar com David, que seria seu mestre e o crítico mais severo ao longo de toda a sua carreira. Seus primeiros quadros foram retratos e cenas mitológicas, algo que, com toda a certeza, tinha sido decisão do mestre.

Depois da Revolução Francesa, fugiu para a Itália, acusado de monarquista. Em Milão foi apresentado a Bonaparte por Josefina de Beauharnais. Em 1801 ganhou o primeiro prêmio no concurso organizado por Napoleão com o quadro A Batalha de Nazaré, no qual o pintor revela a grande admiração que tinha pelo militar.

Seu estilo a essa altura se diferencia do de David. A cena é dinâmica, dramática, cheia de vida. A cor tem predominância sobre o traço, e a perspectiva orienta o olhar do espectador para todo o campo de batalha. É esta obra que precede o romantismo mais puro de Delacroix e Géricault. O mesmo acontece com seus quadros Campo de Batalha de Eylau, ou Napoleão visitando as vítimas da peste de Jaffa. A realidade e o mito compartilham a cena, convivem de maneira escandalosa, traduzindo a contradição da própria vida - a mesma contradição que levou Gros a pôr fim à vida nas águas do Sena.

Texto extraído de:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Antoine-Jean_Gros

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Antoine-Jean_Gros?uselang=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário