28 de março de 2010

Imagens de Bucareste











Bucareste (em romeno: Bucureşti) é a capital e maior cidade da Romênia. Está localizada no sudeste do país a 44°26′N, 26°06′E, e fica às margens do Rio Dâmboviţa. Era originalmente conhecida como Fortaleza de Dâmboviţa.

Para os padrões europeus, Bucareste não é uma cidade antiga, já que sua existência foi referida pela primeira vez por estudiosos em 1459. Desde então, passou por uma grande variedade de mudanças, tornando-se a capital estatal da Romênia em 1862 e consolidando firmemente sua posição como centro da comunicação em massa, cultura e arte romenas. Sua arquitetura eclética é uma mistura de eras histórica, entre-guerras, comunista e moderna. No período entre as duas Guerras Mundiais, a arquitetura elegante e a sofisticação de sua elite deram a Bucareste o apelido de "Paris do Leste" ou "Pequena Paris" (Micul Paris). Embora muitos edifícios e distritos no centro histórico tenham sido danificados ou destruídos por guerras, terremotos e pelo programa de sistematização de Nicolae Ceauşescu, muitos deles sobreviveram. Em anos recentes, a cidade tem experimentado um crescimento econômico e cultural.

De acordo com estimativas oficiais de janeiro de 2006, Bucareste em si tinha uma população de 1.930.390 de habitantes. A área urbana se estende além dos limites de Bucareste e tem uma população de 2,1 milhões de habitantes. Adicionando as cidades satélites ao redor da área urbana, a área metropolitana de Bucareste possui uma população de 2,6 milhões de pessoas. Bucareste é a 6ª maior cidade na União Européia por população dentro de limite de cidade.

Economicamente, a cidade é a mais próspera na Romênia e um dos principais centros industriais e eixos de transporte da Europa Oriental. Como cidade mais desenvolvida na Romênia, Bucareste tem também uma larga lista de instalações educacionais.

A cidade é administrativamente conhecida como Município de Bucareste (Municipiul Bucureşti), e tem o mesmo nível administrativo que os outros municípios romenos, sendo subdividida em seis setores.

Texto:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bucareste

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Bucharest

Nenhum comentário:

Postar um comentário