29 de março de 2010

Georges-Pierre Seurat (Paris, 2 de dezembro de 1859 - Gravelines, 29 de março de 1891)











Pintor francês e pioneiro do movimento pontilhista, também chamado divisionismo.

Nascido em um meio burguês; seu pai, um funcionário público, era um homem solitário e esta característica seria herdada por Seurat. Em 1877, ingressou na Escola Superior de Belas-Artes de Paris, onde visitaria frequentemente o Museu do Louvre, seria aluno de um discípulo de Jean-Auguste-Dominique Ingres e sofreria fortes influências de Rembrandt e de Francisco Goya, e dePuvis de Chavannes. Seus estudos seriam interrompidos por um ano por motivos de serviço militar na base de Brest - uma cidade do oeste francês - onde fez numerosos esboços de barcos, de praias e do mar.

De volta a Paris, em 1880, Seurat se torna Mestre, inspirado pela obra de Michel Eugène Chevreul: A lei do contraste simultâneo das cores (1839).

A técnica do pontilhismo utilizada por Seurat deu origem ao neo-impressionismo e foi extensivamente utilizada na arte do século XX. Pode-se dizer que a teoria pontilhista foi precursora da televisão e da imagem digital.

Tal como Mondrian e Leonardo da Vinci, Seurat também recorreu à técnica da simetria dinâmica usando retângulos de ouro nas suas pinturas.

Texto:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Georges_Seurat

Nenhum comentário:

Postar um comentário