9 de abril de 2010

Charles-Pierre Baudelaire (Paris, 9 de Abril de 1821 — Paris, 31 de Agosto de 1867






"A Admiração começa onde acaba a compreensão".
- L'admiration commence souvent où finit la compréhension-
Charles Baudelaire citado em "Au soir le soir: théâtre 1960-1970‎" - Página 72, Bertrand Poirot-Delpech - Mercure de France, 1969 - 292 páginas

"A música perfura o céu."
- La Musique creuse le ciel-
citado em "The cult of beauty in Charles Baudelaire, Volumes 1-2" -
Página 39, Solomon Alhadef Rhodes -
Institute of French studies, Columbia university, 1929

"O amor é um crime que não se pode realizar sem cúmplice."
- Ce qu'il ya d'ennuyeux dans l'amour, c'est que c 'est un crime où l'on ne peut se passer d'un complice-
Œuvres complètes‎ - Página 634, Charles Baudelaire, Marcel A. Ruff -
Éditions du Seuil, 1968 - 760 páginas

"Aos olhos da saudade, ah, como é pequeno o mundo"
- Aux yeux du souvenir que le monde est petit !-
Le Voyage (Baudelaire)

"É preciso estar sempre embriagado. Para não sentirem o fardo incrível do tempo, que verga e inclina para a terra, é preciso que se embriaguem sem descanso. Com quê? Com vinho, poesia, ou virtude, a escolher. Mas embriaguem-se."
- Il faut être toujours ivre. Tout est là: c'est l'unique question. Pour ne pas sentir l'horrible fardeau du Temps qui brise vos épaules et vous penche vers la terre, il faut vous enivrer sans trêve. Mais de quoi? De vin, de poésie ou de vertu, à votre guise. Mais enivrez-vous.-
Petits poèmes en prose (le spleen de Paris)‎ -
Página 63, Charles Baudelaire, Melvin Zimmerman -
Manchester University Press ND, 1968, ISBN 0719002982, 9780719002984 - 196 páginas

“Ora um mar de neblina banhava os edifícios, e os agonizantes no fundo dos hospitais.”-
Une mer de brouillards baignait les édifices, Et les agonisants dans le fond des hospices-
Oeuvres complètes de Charles Baudelaire ...‎ -
Volume 1, Página 180, Charles Baudelaire - L. Conard, 1953


Poeta e teórico da arte francês. É considerado um dos precursores do Simbolismo, embora tenha se relacionado com diversas escolas artísticas. Sua obra teórica também influenciou profundamente as artes plásticas do século XIX. Nasceu em Paris a 9 de abril de 1821. Estudou no Colégio Real de Lyon e Colégio Louis-Le-Grand (de onde foi expulso por não querer mostrar um bilhete que lhe foi passado por um colega). Em 1840 foi enviado pelo padrasto, preocupado com sua vida desregrada, à Índia, mas nunca chegou ao destino. Pára na ilha da Reunião e retorna a Paris. Atingindo a maioridade, ganha posse da herança do pai. Por dois anos vive entre drogas e álcool na companhia de Jeanne Duval. Em 1844 sua mãe entra na justiça, acusando-o de pródigo, e então sua fortuna torna-se controlada por um notário. Em 1857 é lançado As flores do mal contendo 100 poemas. O livro é acusado no mesmo ano, pelo poder público, de ultrajar a moral pública. Os exemplares são presos, o escritor paga 300 francos e a editora 100, de multa. Essa censura se deveu a apenas seis poemas do livro. Baudelaire aceita a sentença e escreveu seis novos poemas "mais belos que os suprimidos", segundo ele.

Mesmo depois disso, Baudelaire tenta ingressar na Academia Francesa. Há divergência, entre os estudiosos, sobre a principal razão pela qual Baudelaire tentou isso. Uns dizem que foi para se reabilitar aos olhos da mãe (que dessa forma lhe daria mais dinheiro), e outros dizem que ele queria se reabilitar com o público em geral, que via suas obras com maus olhos em função das duras críticas que ele recebia da burguesia.

Morre em 1867, em Paris, e seu corpo está sepultado no Cemitério do Montparnasse, em Paris.

Texto:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Baudelaire


Nenhum comentário:

Postar um comentário