23 de setembro de 2010

23 de setembro de 1981 - Inaugurado o primeiro trecho de linha férrea do TGV francês, ligando Paris a Lyon.











O TGV (do francês: train à grande vitesse) é o trem de alta velocidade francês. É construído pela empresa francesa Alstom, e TGV é uma marca registrada da SNCF (Société Nationale des Chemins de Fer Français), empresa pública de transporte ferroviário francesa.

A França tem aproximadamente 1200 quilômetros de linhas TGV, construídas durante os últimos 20 anos, com quatro novas linhas propostas ou em construção.

O TGV viaja em linhas especiais conhecidas como LGV (ligne à grande vitesse ≡ "linha de alta velocidade"), permitindo velocidades de 320 km/h em operação normal nas linhas mais recentes. O TGV também pode usar linhas convencionais, mas neste caso, as velocidades são mais baixas. O TGV tem cerca de 200 destinos na França e no estrangeiro.

Em 3 de Abril de 2007, durante um teste de velocidade, a composição V150, fabricada pela Alstom, atingiu a velocidade de 574,8 quilometros por hora em Le Chemin, perto de Champanha-Ardenas, na linha Paris-Estrasburgo, que foi aberta a passageiros no dia 10 de Junho de 2007, estabelecendo um novo recorde mundial de velocidade sobre carris (o Shinkansen JR-Maglev não utiliza carris (trilhos), mas sim sustentação magnética), ultrapassando o objetivo de 540 km/h que havia sido inicialmente previsto (V150 querendo significar 150 metros por segundo, ou seja 540 km/h). O TGV Paris-Estrasburgo circula a uma velocidade máxima de 320 km/h, ou seja, vinte quilometros por hora mais rápido do que as outras linhas TGV em atividade na França.

http://pt.wikipedia.org/wiki/TGV

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:TGV

Nenhum comentário:

Postar um comentário