6 de setembro de 2010

6 de setembro de 1944 - Libertação da cidade de Bruxelas pelos aliados durante a Segunda Guerra Mundial.











Bruxelas (em neerlandês Brussel e em francês Bruxelles), oficialmente a Região de Bruxelas ou Bruxelas-Região Capital (em neerlandês Brussels Hoofdstedelijk Gewest e em francês Région de Bruxelles-Capitale), é a capital de fato da União Européia (UE) e a maior área urbana na Bélgica. É composta por 19 comunas, incluindo a Cidade de Bruxelas, propriamente dita, que é a capital da Bélgica, Flandres e da Comunidade Francesa da Bélgica.

Bruxelas cresceu de uma fortaleza no século X, fundada por um descendente de Carlos Magno, para uma metrópole de mais de um milhão de habitantes. A área metropolitana da cidade tem uma população de mais de 1,8 milhões de habitantes, tornando-a a maior da Bélgica.

Desde o final da Segunda Guerra Mundial, Bruxelas foi um importante centro de política internacional. A presença das principais instituições da UE, bem como a sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) fez da cidade uma casa poliglota de muitas organizações internacionais, políticos, diplomatas e de funcionários públicos.

Embora historicamente seja uma região de falantes do neerlandês, Bruxelas tornou-se uma cidade com cada vez mais falantes da língua francesa ao longo dos séculos XIX e XX. Hoje a maioria dos habitantes são nativos falantes do francês, embora ambas as línguas tenham estatuto oficial. Tensões linguísticas continuam e as leis de linguagem dos municípios em torno de Bruxelas são um tema de muita controvérsia na Bélgica.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bruxelas

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Brussels

Nenhum comentário:

Postar um comentário