18 de setembro de 2010

Jimi Hendrix (nascido Johnny Allen Hendrix em Seattle, 27 de novembro de 1942 – Londres, 18 de setembro de 1970).











Reconhecido mundialmente como um dos músicos mais criativos e influentes do século vinte, Jimi Hendrix foi pioneiro ao explorar o potencial explosivo da guitarra elétrica. O estilo inovador de Hendrix ao juntar fuzz, feedback e a distorção controlada da guitarra criou um novo estilo musical. Como ele não sabia ler nem escrever música, não deixa de ser impressionante que a sua ascensão meteórica tenha ocorrido em apenas quatro anos. A linguagem musical de Jimi Hendrix continua a influenciar um número enorme de músicos modernos, de George Clinton a Miles Davis, de Steve Vai a Jonny Lang.

Jimi Hendrix nasceu Johnny Allen Hendrix, às 10:15h do dia 27 de novembro, no Hospital King County, em Seattle. Mais tarde, o seu pai, James "Al" Hendrix, mudou o nome do filho para James Marshall. O jovem Jimmy (como era chamado na época) interessou-se por música, sofrendo a influência de praticamente todos os grandes artistas da época, incluindo B.B. King, Muddy Waters, Howlin' Wolf, Buddy Holly e Robert Johnson. Totalmente autodidata, a incapacidade de ler música obrigou Jimmy a se concentrar ainda mais na música que ouvia. Al percebeu o interesse de Jimmy na guitarra, ele se lembra: "Eu pedia para Jimmy sempre arrumar o quarto quando eu não estava e quando eu chegava, encontrava quantidades de piaçava de vassoura ao pé da cama. Então, eu perguntava a ele, ‘Mas você não varreu o chão?' e ele respondia: `Ah é’. Mas eu acabei descobrindo que ele ficava sentado na beirada da cama dedilhando a vassoura como se estivesse tocando uma guitarra." Um dia, Al lembrou-se de que tinha um velho uquelele de uma só corda, que deu a Jimmy para tocar, o que foi um progresso em relação à vassoura.

Quando chegou o verão de 1958, Al comprou de um amigo um violão de segunda mão que custou apenas cinco dólares e deu a Jimmy. Logo depois, Jimmy se juntou à sua primeira banda, The Velvetones. Depois de um período de três meses com a banda, Jimmy deixou-a para seguir os seus próprios interesses. No verão seguinte, Al comprou para Jimmy a sua primeira guitarra elétrica, uma Supro Ozark 1560S. Jimi usou-a quando se juntou aos The Rocking Kings.

Em 1961, Jimmy deixou a casa para alistar-se no Exército dos Estados Unidos e em novembro de 1962 ganhou o direito de usar o emblema do "Screaming Eagles" pela divisão de paraquedistas. Enquanto estava alocado em Fort Campbell, no Kentucky, Jimmy formou a banda The King Casuals com o baixista Billy Cox. Depois de ser desligado do Exército devido a um ferimento provocado por um salto de paraqueda, Jimmy começou a trabalhar como guitarrista com o nome de Jimmy James. No final de 1965, Jimmy já tinha tocado com vários artistas, incluindo Ike e Tina Turner, Sam Cooke, the Isley Brothers e Little Richard. Jimmy separou-se de Little Richard para formar a sua própria banda, Jimmy James e os Blue Flames, passando a ser o principal guitarrista da banda.

Durante a segunda metade de 1965 e a primeira parte de 1966, Jimmy tocou em teatros menores no Village, junto com o baixista de The Animals, Chas Chandler. Durante uma apresentação no Cafe Wha? em julho, Chandler ficou impressionado e voltou de novo em setembro de 1966 para assinar um acordo com Hendrix que levou o guitarrista a se mudar para Londres e formar uma nova banda.

Passando de baixista a empresário, o primeiro trabalho de Chandler foi mudar o nome de Hendrix para "Jimi." Com o baterista Mitch Mitchell e o baixista Noel Redding, a recém-formada banda chamada The Jimi Hendrix Experience rapidamente se tornou um sucesso na Londres do outono de 1966.

O primeiro single de The Experience, "Hey Joe," ficou dez semanas nas paradas da Inglaterra depois de estrear em sexto lugar no começo de 1967. O single de estreia foi rapidamente seguido pelo lançamento do álbum “Are You Experienced”, uma compilação musical psicodélica com os hinos de uma geração. “Are You Experienced” ainda é um dos álbuns de rock mais populares de todos os tempos e inclui as faixas "Purple Haze," "The Wind Cries Mary," "Foxey Lady," "Fire" e "Are You Experienced?"

Embora Jimi tenha feito um mega-sucesso na Inglaterra, foi apenas quando voltou aos Estados Unidos em junho de 1967 que Jimi Hendrix incendiou a multidão no Monterey International Pop Festival com sua brilhante apresentação de "Wild Thing." Literalmente da noite para o dia, The Jimi Hendrix Experience tornou-se a banda que fazia os shows mais populares e mais bem sucedidos do mundo.

Depois de “Are You Experienced”, Jimi apresentou “Axis: Bold As Love”. Em 1968, Jimi também já era responsável pela direção musical de seus discos. Jimi passava muito tempo trabalhando no estúdio e com cada toque dos botões ou teclas, transformava a sua música.

De volta aos Estados Unidos, Jimi Hendrix construiu em Nova Iorque, o seu próprio estúdio de gravação, Electric Lady Studios. O nome deste projeto tornou-se a base de um lançamento extremamente elaborado, um conjunto de dois LPs, “Electric Ladyland”. Durante o ano de 1968, o peso de ter que fazer turnês e gravar em estúdios acabou sendo demais para a banda e em 1969 the Experience chegou ao fim.

O verão de 1969 representou crescimento emocional e musical para Jimi Hendrix. Para tocar no festival de Woodstock - o Woodstock Music & Art Fair – em agosto de 1969, Jimi reuniu um grupo eclético chamado Gypsy Sun & Rainbows, com Jimi Hendrix, Mitch Mitchell, Billy Cox, Juma Sultan e Jerry Velez. A apresentação em Woodstock teve como ponto alto a versão revolucionária do hino nacional norte-americano, o "Star Spangled Banner," que levou o público enlameado de Woodtsock ao delírio.

1969 também foi o ano que marcou uma colaboração nova e definitiva, com Jimi Hendrix na guitarra, Billy Cox no baixo e Buddy Miles, do Electric Flag, na bateria. Com o nome de Band of Gypsys, o trio realizou uma série de apresentações para comemorar o Ano Novo em 31 de dezembro de 1969 e 1 de janeiro de 1970. Os momentos mais importantes destas apresentações foram reunidos e mais tarde, lançados no álbum seminal “Band of Gypsys,” de meados, de 1970, e em “Hendrix: Live At The Fillmore East”, de 1999.

Em 1970, Jimi trouxe de volta ao grupo o baterista Mitch Mitchell e junto com Billy Cox no baixo, mais uma vez, formou o The Jimi Hendrix Experience. No estúdio, o grupo gravou várias faixas para outro conjunto de dois LPs, de início chamado “First Rays Of The New Rising Sun”. Infelizmente, Jimi não conseguiu realizar o seu sonho musical devido à intensa programação das turnês. Em seguida, veio a sua morte trágica em 18 de setembro de 1970. Por sorte, as gravações que Jimi tinha preparado foram finalmente lançadas, com o apoio de sua família e do engenheiro de estúdio original, Eddie Kramer, no álbum “First Rays Of The New Rising Sun”, de 1997.

Das gravações demo aos masters, no decorrer de sua curta carreira, Jimi Hendrix gerou uma impressionante coleção de músicas. A música de Jimi Hendrix reúne blues, baladas, rock, R&B e jazz, um conjunto de estilos que continua a fazer de Jimi Hendrix um dos maiores nomes da história do rock.

http://www.jimihendrix.com/br/home

Nenhum comentário:

Postar um comentário