Sua carreira começou no início dos anos 60 na banda The Madisons, que viria a ser a base da Episode Six, banda de moderado sucesso na qual Roger conheceu o vocalista Ian Gillan. Os dois entrariam em 1969 no Deep Purple.
Nessa época Roger começa também uma carreira na produção musical, trabalhando com bandas como Elf, Judas Priest e Nazareth.
Dedicando-se totalmente à produção após a saída do Deep Purple em 1973, foi convidado a produzir um disco do Rainbow, nova banda de seu ex-colega Ritchie Blackmore, mas acabou assumindo a função de baixista também a partir de 1979. Lá tocaria também ao lado de seu futuro companheiro de Deep Purple, Don Airey.
Voltou ao Deep Purple em 1984 e continua com a banda até hoje.
Realizador e produtor de filmes inglês. Scott estudou fotografia no "Royal College of Art" e ajudou a estabelecer aí um departamento cinematográfico na década de 60. Após a graduação, conseguiu um curso de formação na BBC que o levou a trabalhar na popular série de televisão Z Cars. Juntamente com Alan Parker, Hugh Hudson e o seu irmão mais novo Tony Scott criou uma empresa de publicidade. Após ter singrado no mercado da publicidade inglês partiu para Hollywood onde produziu e realizou alguns filmes de grande êxito. O seu estilo muito visual, influenciou uma geração inteira de realizadores, alguns dos quais se limitaram a copiá-lo.
Ridley Scott é conhecido por ser um realizador muito versátil; raramente fazendo dois filmes do mesmo estilo, e alguns deles são considerados, normalmente, como dos melhores no seu estilo.
Em 2004, enquanto filmava em Marrocos o filme “Kingdom of Heaven”, Scott queixou-se de ter recebido ameaças de morte por parte de extremistas islâmicos. O governo marroquino enviou centenas de soldados para o proteger.
Scott recebeu a nomeação para melhor realizador por três vezes; em 2003 recebeu o título de “Sir”.
Tradicionalista, despretensioso e modesto, tornou-se um conceituado artista do século XIX e foi um membro de liderança do Instituto da França e presidente da Sociedade de Pintores, Escultores e Gravadores.
A sua reputação como pintor de temas mitológicos não faz justiça ao pintor de ternas mães, crianças e jovens raparigas. A maior parte destas obras foram pintadas na sua terra natal, La Rochelle, no jardim do seu estúdio, em um estilo realista quase fotográfico que se tornou um sucesso entre os colecionadores de seu tempo, embora modernamente tenha sido relativamente esquecido pela celebridade dos impressionistas seus contemporâneos.
Em 1896, com 71 anos, desposou uma estudante de arte norte-americana, Elizabeth Gardner, cujas pinturas mostram claramente a forte influência do seu mestre.