24 de novembro de 2010

Imagens de Volgogrado.











Volgogrado (em russo: ? Волгоград, transl. Volgográd) conhecida entre 1598 e 1925 como Tsarítsin (no alfabeto cirílico: ? Цари́цын, transl. Tsaritsyn) e, entre 1925 e 1961, Stalingrado (português brasileiro) ou Estalinegrado (português europeu) (russo: ? Сталингра́д, transl. Stalingrád), é uma cidade da Rússia, capital administrativa do óblast de Volgogrado, no sul do país. Estende-se por cerca de 80 quilômetros, na margem ocidental do rio Volga.

Tem cerca de 1,3 milhões de habitantes. Fundada em 1589 com a designação de Tsarítsin, por ter se originado de uma fortaleza às margens do rio Tsaritsa. Em 1925 passou a se chamar Stalingrado, por decisão do XIV Congresso do Partido Comunista da União Soviética, para homenagear o então secretário-geral do partido, Josef Stalin, por ter derrotado nesta cidade, em 1920, à frente das tropas do Exército Vermelho, o general Anton Ivanovitch Denikin, comandante do Exército Branco.

Em fevereiro de 1956, após o processo de desestalinização posto em prática no governo de Nikita Khruschov, passou a se chamar Volgogrado, por decisão do XX Congresso do Partido Comunista da URSS.

A batalha de Stalingrado teve lugar nesta cidade no inverno de 1942, com êxito do exército soviético sobre as tropas alemãs nazistas, desgastadas pelo inverno rigoroso típico da região.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Stalingrado

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Volgograd

Nenhum comentário:

Postar um comentário