16 de julho de 2011

16 de julho de 1918 - Revolução Russa: Em Iekaterimburgo, bolcheviques executam o czar Nicolau II da Rússia e sua família.











Ecaterimburgo ou Yekaterimburgo (em russo: Eкатеринбург, transl.:Yekaterinburg, significando literalmente a cidade de Catarina), anteriormente Sverdlovsk (Свердло́вск) é uma cidade da Rússia. Localizada no lado oriental dos montes Urais, é o principal centro industrial e cultural do Distrito Federal dos Urais. Tem cerca de 1.130.761 habitantes (Censo de 2009), o que a faz a sexta maior cidade da Rússia. Foi fundada em 1723, tomando a designação de Sverdlovsk (Свердло́вск) entre 1924 e 1991, em homenagem ao líder bolchevique Iákov Sverdlov.

Foi nesta cidade que em Julho de 1918 foi executado o último czar da Rússia, Nicolau II, conjuntamente com toda a família imperial e alguns acompanhantes.

Na década de 1920 Ecaterinburgo transformou-se em importante centro industrial da Rússia. A maior fábrica de maquinaria pesada da Europa, a Uralmash (Уралмаш - acrônimo de Уральский Машиностроительный Завод, Ural’s’kiy Mashinostroitelnyy Zavod, que significa literalmente "Fábrica de Construção de Maquinaria dos Urais"), foi construída nesta cidade.

Durante a Segunda Guerra Mundial, muitas instituições técnicas do governo e fábricas inteiras foram evacuadas para Ecaterinburgo a partir das áreas afetadas pela guerra (sobretudo Moscovo) e muitas permaneceram em Ecaterimburgo depois de terminado o conflito.

A Academia Russa de Ciências, Campus dos Urais (UB RAS) e numerosos institutos de investigação científica e estabelecimentos de ensino estão situados em Ecaterimburgo. Com 16 universidades públicas e instituições académicas, conta tambêm com um número de instituições de ensino superior privadas, Ecaterimburgo é considerada o principal centro educativo e científico dos Urais.

Em junho de 2009, os países do BRIC fizeram nesta cidade uma reunião para discutir os efeitos da crise econômica de 2008-2009.


Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário