19 de julho de 2011

19 de julho de 1976 - É criado o Parque Nacional Sagarmatha no Nepal.











O Parque Nacional de Sagarmatha situa-se no no Nepal a nordeste da capital (Katmandu), fazendo fronteira a norte com a região autónoma do Tibete. É parte das montanhas do Himalaia. Nele se localiza o Everest. Sagarmatha é o nome dado a este pico em nepalês.

O Parque Nacional de Sagarmatha foi criado a 19 de Julho de 1976 e foi considerado Património Mundial pela Unesco em 1979 devido às suas características naturais e culturais únicas. Ocupa uma área de 1148 km² abrangendo altitudes de 2845 m em Jorsalle, o seu ponto mais baixo, até 8850m de altitude, no cume do Monte Everest.

Duas áreas de proteção de natureza rígidas foram identificadas dentro do parque e são administrados como áreas imperturbadas e livres de interferência humana. As leis são impostas com ajuda militar. Foi desenvolvida uma estratégia integrada para alcançar auto-suficiência em recursos e conservação da natureza. A importância do turismo na economia local também encorajou os Sherpas que vivem no parque a ajudarem a proteger área.


Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário