29 de maio de 2010

Edmé Bouchardon (29 de maio de 1698 - 27 de julho de 1762)






Escultor e desenhista francês, considerado o maior escultor de sua geração.

Nasceu em Chaumont, filho de Jean-Baptiste Bouchardon, também escultor. Estudou com Guillaume Coustou. Em 1722 recebeu o Prêmio de Roma, indo estudar na capital italiana, onde permaneceu por dez anos. Ali realizou um notável busto do Papa Bento XIII.

Voltando à França, foi designado escultor do rei em 1732, eleito para a Academia em 1744, e por fim indicado como professor da Academia em 1745. Criou em 1746 sua primeira obra-prima, o Cupido talhando um arco da clava de Hércules. Outra de suas obras é a fonte na Rue de Grenelle, em Paris, completada em 1740. Talvez sua melhor criação tenha sido a estátua eqüestre de Luís XV, considerada a melhor obra em seu gênero jamais produzida na França, ainda que o artista só tenha podido finalizar o seu modelo, morrendo antes de realizá-la no material definitivo. Jean-Baptiste Pigalle ficou encarregado de terminar a obra, infelizmente destruída na Revolução Francesa .

Durante cerca de 25 anos Bouchardon foi o responsável pelo desenho dos jetons e medalhas distribuídos pelo rei por ocasião das festas de fim de ano. Estes desenhos estão hoje preservados em museus franceses.

Sua obra resistiu à tendência barroquizante da época e permaneceu fiel aos princípios do classicismo, sendo notáveis pela graça e pelo esmerado acabamento da superfície do mármore.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Edmé_Bouchardon

Nenhum comentário:

Postar um comentário