A família Marx cresceu num bairro judeu na virada do século. Hoje refere-se a esse bairro como Carnegie Hill no Upper East Side (E 93 Street off Lexington Avenue) de Manhattan. O edifício que moravam, ao qual Harpo chamava de "a casa real" era povoada por imigrantes europeus, principalmente artesãos - que incluía até um soprador de vidro.
Os pais de Groucho Marx eram Minnie Schoenberg e Sam Marx ("Frenchie"), ela era dona de casa e ele, alfaiate. O tio materno de Groucho era Al Schoenberg, que encurtou seu nome para Al Shean para o show business. Ele fazia parte da dupla de Gallagher e Shean, um ato do vaudeville popular no início do século 20. Minnie Marx tinha uma intensa ambição para os seus filhos no palco. Custeou aulas de piano para Leonard (Chico Marx) e descobriu voz de soprano em Groucho.
Seguiu o caminho artístico da família de sua mãe - o avô era mágico e a avó tocava harpa. Mesmos sonhos no palco dividia Júlio com a mãe. Aos 12 anos, quando se tornava um leitor voraz particularmente de Horatio Alger, larga a escola para ganhar dinheiro para ajudar a família com pequenos "trampos". Durante todo o resto de sua vida, Marx iria superar sua falta de educação formal pelo exercício constante da leitura.
Julius subiu ao palco como cantor mirim em 1905. Em 1909, Minnie Marx com sucesso se torna uma agente eficiente, confiável & ativa. Galgou seus filhos em baixas produções do vaudeville. Excursionaram o centro-oeste norte-americano sempre voltando a Nova York. Quando começaram a faturar em torno dos seus 18 e 20 anos com o 'The Four Nightingales, compram um carro e se mudam para La Grange, Illinois, para estabelecer-se melhor com shows no centro-Oeste.
Acabou indo para o teatro de comédia junto com seus três irmãos, com quem formou um grupo humorístico conhecido como Irmãos Marx, que se tornaram a maiores estrelas de comédia do Teatro do Palácio.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Groucho_Marx
Nenhum comentário:
Postar um comentário