20 de outubro de 2009

Jean-Nicolas Arthur Rimbaud (20 de outubro de 1854, Charleville - 10 de novembro de 1891, Marselha) foi um poeta francês.


Minha boemia

Arthur Rimbaud

Tradução de Jorge Wanderley

Eu caminhava, as mãos nos bolsos desgastados;
Também meu paletó fazia-se ideal;
Ia sob o céu, Musa! e era o amante leal!
Ah, que esplêndido amor o que então foi sonhado!

Meus únicos calções tinham um grande furo.
- Pequeno Polegar que entre rimas discursa,
Via minha taverna às margens da Grande-Ursa.
E os astros - todos meus - sussurravam no escuro!

Sentado eu escutava, à beira dos caminhos,
As meigas noites de setembro; e tinha o vinho
Do orvalho sobre a fronte - ó tônico perfeito!

E ali rimas tecia entre vultos fantásticos,
Com a minha lira - meu sapato e seus elásticos
Que eu fazia vibrar, tendo um pé contra o peito!

Fonte:
http://www.nossacasa.net/literatura/default.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário