29 de outubro de 2009

Winona Ryder, nome artístico de Winona Laura Horowitz, (Condado de Olmsted, 29 de outubro de 1971)





















Winona Laura Horowitz nasceu no Condado de Olmsted, em Minnesota (EUA). Seus pais Michael e Cindy Horowitz eram hippies assumidos. Aos 12 anos, Winona já pensava em seguir a carreira de atriz. Para isso, ingressou no American Conservatory Theather em São Francisco e, no ano seguinte, começou a fazer testes para Hollywood. Foi reprovada em alguns até conseguir o seu primeiro papel principal em ''Ciranda de Ilusões'' (Square Dance), no ano de 1987.
A versatilidade de Winona lhe rendeu trabalhos que foram da comédia ao drama. Com "A Época da Inocência'', de Martin Scorsese, a atriz levou o Globo de Ouro de "Melhor Atriz Coadjuvante" em 1993. Sua interpretação em ''Adoráveis Mulheres'' valeu duas indicações ao Oscar de "Melhor Atriz Coadjuvante", em 1994.
Cinco anos depois, Ryder produziu o filme "Garota Interrompida". Foi nessa época que a atriz experimentou o gosto amargo da carreira após o fracasso de "Outono em Nova York", no qual contracenou ao lado de Richard Gere, e a acusação de ter furtado peças de roupa, em Beverly Hills, em 2001.
A atriz teve um longo relacionamento com o ator Johnny Deep, com quem contracenou em "Edward Mãos de tesoura", em 1990. Os dois chegaram a ficar noivos, mas seus planos não vingaram.

Extraído de:

http://entretenimento.br.msn.com/famosidades/festa-artigo.aspx?cp-documentid=22334531

Nenhum comentário:

Postar um comentário