3 de outubro de 2009

O Segredo da Múmia - O Trailer (Ivan Cardoso, 1982)

Uma múmia, um cientista louco e seu ajudante Igor... todos no Brasil!

"O quê? Uma múmia no Brasil?". Sim, esta é a primeira pergunta que vai fazer qualquer pessoa normal que olhar o título e o cartaz de O SEGREDO DA MÚMIA, um filmaço orgulhosamente brasileiro dirigido em 1982 por Ivan Cardoso - então um reconhecido diretor de curta-metragens, em sua estréia cinematográfica. Injustamente esquecida no país, peça-rara nas locadoras e inédito em DVD (vez por outra passa na TV aberta ou por assinatura, sem grande alarde), O SEGREDO DA MÚMIA é uma daquelas obras-primas do cinema nacional que não podem permanecer na obscuridade.

No fim, muito além de uma comédia ou de um filme de terror, O SEGREDO DA MÚMIA é uma das mais apaixonadas homenagens ao cinema já produzidas - e, orgulhosamente, é feita por brasileiros! Cada clichê, personagem, diálogo e situação dos velhos filmes policiais e de horror dos anos 50, feitos principalmente nos Estados Unidos, está neste filme brasileiro. Não como paródia, mas mais como uma homenagem. Até o amor da múmia pela repórter Miriam, a reencarnação da sua paixão impossível, lembra o clássico A MÚMIA, de 1933, onde o faraó mumificado foi interpretado por Boris Karloff. Já os discursos do professor Vitus remetem diretamente à figura dos cientistas loucos dos anos 50, com suas mirabolantes teorias e promessas de vingança, do tipo "Eles riram de mim, mas eu vou rir por último". E o que dizer de Igor, o desajustado criado do professor, um clichê tão grande do cinema de horror (tanto no nome quanto no fato de ser um criado problemático) que não tem como levar o personagem a sério nem um minuto!




Direção: Ivan Cardoso
Roteiro: Ivan Cardoso e Rubens Francisco Luchetti
Produção: Ivan Cardoso; Fernando Carvalho; Rubens Francisco Luchetti; Zeca Parente; Anselmo Vasconcelos; Zelito Viana
Fotografia:Cezar Elias; João Carlos Horta e Renato Laclete
Edição:Ricardo Miranda; Gilberto Santeiro; Cristiana Tullio-Altan
Música:Júlio Medaglia e Gilberto Santeiro
Direção de Arte:Oscar Ramos
Elenco: Joel Barcellos; Rubem Barra; Maria Zilda Bethlem; Tania Boscoli; Regina Casé (Regina); Carina Cooper; Leovegildo Cordeiro (Radar); Felipe Falcao (Igor); Jardel Filho (Almir Gomes); Wilson Grey (Expedito Vitus); José Mojica Marins; Cláudio Marzo; Júlio Medaglia (Rodolfo); Evandro Mesquita (Everton Soares); Nelson Motta; Nina de Pádua; Dora Pellegrino; Paulo César Peréio; Clarice Piovesan (Gilda); Colé Santana; Sérgio Santeiro; Jane Silk; Sandro Solviatti; Patrícia Travassos; Anselmo Vasconcelos (Runamb); Carlos Wilson.

Texto retirado de : http://www.bocadoinferno.com/romepeige/artigos/mumia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário