1 de abril de 2010

1° de abril de 1946 - Terremoto de 7,8 de magnitude próximo das ilhas Aleutas cria um tsunami que atinge o Havai matando 150 pessoas.











As Ilhas Aleutas ou Aleútas são um arquipélago que, estendendo-se em forma de arco, constituem o prolongamento da península do Alasca para o sudoeste. Banhadas ao Norte pelo mar de Bering e ao Sul pelo Oceano Pacífico, distribuem-se em cinco grupos principais que, de Leste a Oeste recebem as designações de ilhas Foz, ilhas Four Mountains, ilhas Andreanof, ilhas Rat e ilhas Near.

Em suas cavernas foram encontrados corpos congelados dos antigos aleútes, povo que habitou as ilhas há séculos e que ainda possui alguns poucos descendentes vivos na região. Estranhamente, a maior parte dos corpos era de mulheres.

Este tipo de arco de ilhas é formado pela colisão entre duas placas oceânicas, no caso, há a subducção da placa do Pacífico Norte sob a placa norte-americana. Este tipo de colisão entre placas é um exemplo de limite convergente (ou destrutivo) de placas litosféricas.

Texto:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilhas_Aleutas

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Aleutian_Islands

Nenhum comentário:

Postar um comentário