1 de novembro de 2010

Pietro de Cortona , (Cortona, Toscana, 1 de novembro de 1596 – Roma, 16 de maio de 1669).











Como era conhecido Pietro Berettini, profícuo artista e arquiteto do Barroco italiano. Como pintor, reconhecido por seus afrescos, e como arquiteto, foi um influente contemporâneo dos grandes nomes do Barroco, Caravaggio, Bernini e Borromini.

Pietro nasceu em Cortona, então parte do Grão-ducado da Toscana, de uma família de artistas. Ele primeiro foi aprendiz de modestos artistas florentinos como Andrea Commodi e Baccio Ciarpi. De acordo com a lenda, suas cópias dos afrescos de Rafael em Roma chamaram a atenção do Cardeal Sacchetti que o levou próximo ao Papa Urbano VIII (Maffeo Barberini) e o ajudou, junto com um sobrinho do papa, a conseguir a empreita de decorar com afrescos a recém construída, por Bernini, Igreja de Santa Bibiana. Cortona também pintou para o Cardeal Sacchetti grandes telas, hoje na Galeria Capitolina, representando O Sacrifício de Polyxena, O Triunfo de Baco e O Rapto das Sabinas Esteve engajado também na decoração do Castelo Fusano, proximo a Óstia, usando uma equipe na qual se encontrava Andréa Sacchi. Logo o jovem talento foi apoiado pela família Barberini, então agraciada com a púrpura papal.

Por muitos anos Cortona esteve envolvido na confecção de afrescos na igreja de Santa Maria della Pace, Roma, não acabados. Trabalhou também no Palácio Pamphillj, desde 1920 sede da embaixada do Brasil na Itália.

Nos últimos anos se dedicou mais à arquitetura, mas publicou um tratado de pintura (1652). Recusou convites para visitar a França e a Espanha. Envolveu-se ainda numa controvérsia com Andréa Sacchi, sobre o número de figuras apropriadas para uma pintura. Produziu ainda desenhos anatômicos em matrizes que só foram reproduzidas após sua morte, reunidas nas Tabulae anatomicae.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pietro_da_Cortona

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Pietro_da_Cortona

Nenhum comentário:

Postar um comentário