29 de dezembro de 2010

29 de dezembro de 1482 - A Ilha do Pico é integrada à Capitania do Faial.











A Ilha do Pico é a segunda maior ilha do Arquipélago dos Açores, no Atlântico Norte. Dista 8,3 quilômetros da Ilha do Faial e 15 km da Ilha de São Jorge. Tem uma superfície de 447 km²; uma lista de costa com 151,84 km de comprimento, um número 31 ilhéus entre grandes e pequenos. Conta com uma população residente de 14.806 habitantes (em 2001). Mede 42 km de comprimento por 20 km de largura.

Deve o seu nome a uma majestosa montanha vulcânica, a Montanha do Pico, que culmina num pico pronunciado, o Pico Pequeno ou Piquinho. Esta é mais alta montanha de Portugal e a terceira maior montanha que emerge do Atlântico, atingindo 2 351 metros acima do nível do mar.

Administrativamente, a ilha é constituída por três concelhos: Lajes do Pico e Madalena, ambos com seis freguesias, e São Roque do Pico, com cinco freguesias.

Dispõe, em Bandeiras, de um moderno aeroporto regional com ligações aéreas diretas com Lisboa (TAP/SATA Internacional) e Terceira (Lajes) e Ponta Delgada (SATA Air Açores). Tem ligações marítimas diárias (Transmaçor) com a cidade da Horta e as vilas das Velas e da Calheta. Durante os meses de Verão usufrui de ligações marítimas com as restantes ilhas do arquipélago.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_do_Pico

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Island_of_Pico_(Azores)?uselang=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário