1 de fevereiro de 2011

1° de fevereiro de 1814 – Erupção do Vulcão Mayon nas Filipinas, matando cerca de 1200 pessoas; foi a mais devastadora erupção deste vulcão.


O Vulcão Mayon é um vulcão nas Filipinas, situado na província de Albay (Bicol). O seu cume com a forma de um cone quase perfeito é considerado como sendo mais belo do que o Monte Fuji no Japão. Alguns quilômetros a sul do vulcão situa-se a cidade de Legazpi.

O Mayon é classificado por vulcanólogos como um estratovulcão (vulcão composto). O seu cone simétrico foi formado alternadamente por fluxos piroclásticos e correntes de lava. É o vulcão mais ativo do país, tendo entrado em erupção pelo menos 50 vezes nos últimos 400 anos.

A erupção mais destrutiva do Mayon, alvo de relatos ou registros, ocorreu a 1 de Fevereiro de 1814, tendo os fluxos de lava enterrado na cidade de Cagsawa e cerca de 1200 pessoas pereceram tendo apenas resistido o campanário da igreja.

Situa-se entre a placa Euroasiana e a Filipina, numa fronteira com potencial altamente destrutivo. Onde uma placa continental encontra uma placa oceânica, a placa oceânica que é mais densa é obrigada a baixar, o que levanta o magma.

Ele é o vulcão que mais solta fumaça que os vulcanólogos já viram.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vulc%C3%A3o_Mayon

Imagem:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Pyroclastic_flows_at_Mayon_Volcano.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário