23 de fevereiro de 2011

23 de fevereiro de 1861 – Abraham Lincoln, chega secretamente a Washington para assumir a presidência, após sofrer atentado fracassado, em Baltimore.











Baltimore (AFI: [ˈbɒltɨmɔr]) é a maior cidade independente dos Estados Unidos, e principal cidade e centro cultural do estado americano de Maryland. Localiza-se ao longo da parte marítima do rio Patapsco, um braço da baía de Chesapeake. Baltimore é por vezes chamada de Baltimore City, para distingui-la do condado de Baltimore. Fundada em 1729, é um dos principais portos marítimos do país, e situa-se mais próxima aos principais mercados do Midwest americano do que qualquer outro porto marítimo na costa leste do país. No porto atualmente funciona o Harborplace, um centro de compras, entretenimento e turístico, e o Aquário Nacional de Baltimore. Após um declínio na indústria manufatureira local, Baltimore passou a ter uma economia orientada em torno do setor de serviços. A Universidade Johns Hopkins e o Hospital Johns Hopkins são os maiores empregadores da cidade.

Em 2009, a população de Baltimore era de 637 418 habitantes. A Área Metropolitana de Baltimore tem aproximadamente 2,7 milhões de residentes, e é a 21ª maior área metropolitana do país. Baltimore também é a maior cidade da área estatística combinada associada a ela, que é habitada por aproximadamente 8,4 milhões de pessoas.

A cidade foi batizada em homenagem a Lorde Baltimore, da Casa Irlandesa dos Lordes, proprietário-fundador da Colônia de Maryland. O próprio Baltimore assumiu este título a partir de uma localidade situada na paróquia de Bornacoola, nos condados de Leitrim e Longford, na Irlanda. Baltimore é uma forma anglicizada do irlandês Baile an Tí Mhóir, que significa "Cidade da Casa Grande", e não deve ser confundido com Baltimore, no condado de Cork, cujo nome irlandês é Dún na Séad.

A cidade é servida pelo Aeroporto Internacional Baltimore-Washington, o maior aeroporto do estado do Maryland.

A cidade de Baltimore foi fundada em 30 de julho de 1729, e ficou com o nome do seu fundador, Lord Baltimore. Baltimore começou a crescer nos finais do século XIX como um depósito dos açúcares vindos das colônias das Caraíbas.

No porto de Baltimore encontra-se o Forte McHenry, que foi atacado pelas tropas inglesas durante a guerra de 1812, e na qual inspirou Francis Scott Key a escrever um poema, que mais tarde se viria a tornar o Hino nacional dos Estados Unidos da América.

Baltimore veio a tornar-se uma cidade independente em 1851, separando-se assim do condado de Baltimore.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Baltimore

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=Category:Baltimore,_Maryland&until=File:US+Navy+081115-N-4565G-053+Navy+quarterback+Jarod+Bryant+(^2),+from+Hoover,+Alabama,+eludes+Notre+Dame+defensive+end+Pat+Kuntz+(^96)+during+a+first+quarter+pass+attempt+in+the+Saturday,+Nov.+15,+2008+college+football+game.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário