12 de fevereiro de 2011

12 de fevereiro de 1541 – Fundação de Santiago do Chile por Pedro de Valdivia











Santiago é a capital e maior cidade do Chile. Está localizada na Região Metropolitana de Santiago, no vale central chileno, ao lado da Cordilheira dos Andes. É o centro cultural, administrativo, industrial e financeiro do país.

Chamada de Grande Santiago ou simplesmente Santiago, é uma aglomeração que possui 26 comunas de maneira íntegra e 11 comunas de forma parcial. A maior parte de Santiago está na Província de Santiago, com alguns setores periféricos dentro das províncias de Maipo, Cordillera e Talagante.

Santiago está localizada nas coordenadas 33° 26' 16" S 70° 39' 01" O, a uma altitude média de 567 metros. No ano de 2002, a conurbação se estendia em 641,4 km² e tinha uma população de 5,428,590 habitantes, o que equivale a cerca de 35,9% da população total do país. De acordo com ditas cifras, Santiago, além disso, é a sétima cidade mais habitada da América Latina e uma das 45 maiores áreas metropolitanas do mundo.

A cidade de Santiago abriga os principais organismos governamentais (à exceção do Congresso Nacional, localizado em Valparaíso), financeiros, administrativos, comerciais e culturais do país. Santiago do Chile também é sede da CEPAL, terceira cidade com melhor qualidade de vida na América Latina, depois de Montevidéu e Buenos Aires e uma cidade global de classe gama. Finalmente, é considerada como a 53º cidade com maiores receitas do mundo, com um PIB (PPC) de US$91 bilhões em 2005 e estimado em US$160 bilhões até 2020.

Por se encontrar localizada em um vale rodeado de montanhas que restringem a circulação dos ventos, Santiago sofre de problemas de poluição atmosférica, que são especialmente graves durante o inverno.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Santiago_do_Chile

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Santiago_de_Chile

Nenhum comentário:

Postar um comentário