31 de maio de 2010

Sir John Henry Bonham (Redditch, 31 de Maio de 1948 — Clewer, 25 de Setembro de 1980)











Quando era muito pequeno costumava batucar em caixotes e latas de café quando tinha apenas 5 anos, imitando os movimentos dos seus ídolos Gene Krupa e Buddy Rich (Vale lembrar que Bonham era um baterista autodidata). Aos quinze anos recebeu a sua primeira bateria a sério: uma Premier. Quando ele deixou a escola, para ajudar seu pai em uma empresa de construção. Seus pais sempre o apoiaram, outra pessoa que apoiou suas ambiçoes foi sua mulher, com quem ele tinha se casado com apenas 17 anos

Em 1964 juntou-se à sua primeira banda, Terry Webb and The Spiders. Tocou depois para bandas como os The Blue Star Trio e The Senators, que editaram um single com algum sucesso chamado “She’s a mod”. Bonham gostou destas experiências, e decidiu fazer da música a sua vida. Tocou com os The Way of Life, mas devido à inatividade desta banda passou para os Crawling King Snakes, cujo vocalista era Robert Plant. Durante este período, Bonham adquiriu a reputação de ser o baterista mais barulhento de Inglaterra, sendo muitas vezes convidado a parar de tocar, devido à sua tendência para partir as baterias.

Quando Jimmy Page pensou em formar os Led Zeppelin, convidou Robert Plant, que lhe sugeriu Bonham para a bateria, que assim passou à frente de B.J. Wilson dos Procol Harum e de Ginger Baker que viria a fazer parte do Cream, que, segundo se falava, pertenciam à lista de Page.

Bonham usava as baquetas mais pesadas e mais compridas disponíveis, a que ele chamava “árvores”. O seu estilo pesado inicial era bem demonstrado em “Immigrant song”, “When the levees breaks” e “The ocean”. Embora não fosse considerado tão solto como Keith Moon, nem tão respeitado pela crítica como Ginger Baker, a sua potência por detrás da bateria influenciou praticamente todos os bateristas do hard rock e do heavy metal. Os seus solos de bateria, primeiro em “Pat’s delight” e depois em “Moby Dick”, duravam normalmente pelo menos meia-hora; Bonham usava inclusivamente as mãos, obtendo assim um som diferenciado.

Em 1974 entrou no filme “The son of Dracula” tocando bateria. Muitos dos fãs do Led Zeppelin consideram que a sua atuação no filme The song remains the same do Zeppelin, terá sido a melhor de todos os membros do grupo.

O símbolo de Bonham (Três Círculos) tem diferentes interpretações: Homem-Mulher-Criança ou ele o copiou do logo da cerveja Ballantine.

No dia 12 de setembro de 2007, Jimmy Page, Robert Plant e John Paul Jones se reuniram em Londres e anunciaram seu retorno aos palcos em uma única apresentação para vinte mil pessoas em um show em homenagem à Ahmet Ertegun (falecido em 2006), fundador da gravadora do Led Zeppelin, a Atlantic Records, a renda da apresentação será destinada a uma instituição que concede bolsas educacionais. Jason Bonham, filho de John Bonham, tocou bateria na primeira apresentação da formação "original" do Led Zeppelin após 19 anos.

Bonham não gostava de se ausentar de casa e da família por longos períodos de tempo; Isto levou-o ao uso abusivo do álcool para controlar os seus nervos. Em 24 de Setembro de 1980, na viagem do hotel para o estúdio onde a banda ensaiava para a sua digressão pelos EUA, Bonham bebeu cerca de quarenta doses de vodka.

Quando terminou o ensaio foram para a casa de Jimmy Page em Windsor. Depois da meia noite, Bonham adormeceu e foi levado para a cama. Benji LeFevre encontrou o corpo de Bonham na manhã seguinte. Apesar do alarido feito pela imprensa sensacionalista, a autópsia não revelou a presença de drogas no seu corpo. Foi diagnosticado de que Bonham morreu asfixiado pelo próprio vômito.

http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Bonham

Dazed & Confused - Led Zeppelin

Adriana Volpe (31 de maio de 1973, Trento, Itália) é uma ex-modelo, dançarina e atriz italiana.










30 de maio de 2010

Fernando y Amorsolo Cueto (30 de maio, 1892 - 24 de abril de 1972)










Tom Morello é um guitarrista nascido em 30 de maio de 1964 em Nova York.











Morello morou em Springfield (subúrbio em Illinois) durante a maior parte de sua vida. No segundo grau ele jogava Dungeons and Dragons, participava do clube de teatro e lia sobre política marxista.

Sua mãe é a membro e fundadora do grupo Parents for Rock & Rap (Pais pelo Rock & Rap), organização anti-censura. Seu pai era membro do Exército de Guerrilha Mau Mau, que libertou o Kuwait do comando dos britânicos. Seu pai morreu em um acidente bizarro envolvendo sua arma e uma latinha, após libertarem o Kenya ele só brincavam de tiro ao alvo, quanto atirando em uma latinha ele sem querer acertou um colega que instintivamente atirou de volta acertando-lhe a cabeça.

É engraçado a maneira de como ele conheceu a guitarra. Ele escutou uma música do Kiss e teve vontade de tocá-la. Pagou 5 dólares para um rapaz ensiná-lo, mas a primeira coisa que este cara o ensinou foi regular a guitarra. Ele voltou na próxima semana, deu mais 5 dólares, e o mesmo rapaz ensinou-lhe a escala C. Depois dessa primeira dificuldade, ele ficou muito tempo sem tocar. No entanto, um dia ele ouviuSex Pistols e pensou que ele poderia expressar seus sentimentos e idéias políticas também através de uma guitarra, e então aprendeu a tocar de verdade.

Tom foi para Harvard, e se graduou com honras em Ciência Política. Durante a universidade, ele praticava pelo menos de 2 a 4 horas por dia de guitarra. Enquanto seus amigos saíram de Harvard para serem médicos e advogados, ele foi para Los Angeles, considerado o lugar para quem queria rock.

Morello, anos mais tarde, ajudou o Rage Against the Machine a se edificar no mundo, por suas letras politizadas e uma expressiva presença de palco.

À frente do Rage Against the Machine, Tom revolucionou todo e qualquer tipo de música em seu instrumento, a guitarra. Com um equipamento considerado simples, ele procurava emular sons de DJ e grupos de hip-hop e rap americanos.

Seus equipamentos incluiam o pedal Whammy da Digitech, Wah Wah da Dunlop e guitarras que ele mesmo fazia. Diante de tal parafernalha, Tom expressava sua infinita criatividade nesses equipamentos, criando assim uma marca própria e única no mundo da música.

Após o término do Rage Against the Machine com a saída de Zack de la Rocha, a banda começa a tocar com Chris Cornell, ex-vocalista da banda grunge Soundgarden, trocando o nome do grupo para Audioslave e sendo intitulado como super-grupo.

Depois de 7 anos de estrada e 3 discos gravados, o Rage Against the Machine volta para fazer 3 shows nos EUA. Segundo Morello, atualmente a necessidade do país acordar para o problema da guerra é grande, e por isso, a banda vai fazer esses shows para alertar os americanos sobre os problemas. Semanas depois, Cornell anuncia a sua saída da banda, e ao que tudo indica que a volta do Rage Against the Machine é mais concreta.

Morello tem uma ONG com Serj Tankian, vocalista do System of a Down, chamada Axis of Justice e um projeto paralelo intitulado The Nightwatchman, onde ele mesmo toca e canta.

Junto com outro famoso guitarrista, Slash, Tom Morello é um personagem exclusivo do jogo Guitar Hero III: Legends of Rock, onde é possível tocar um solo exclusivo dele, em forma de batalha, e vencendo a mesma, Morello pode se tornar um personagem jogável, caso você pode comprar após a batalha. Algum tempo depois do lançamento do jogo, algumas pessoas começaram a comparar Slash e Tom Morello, tanto no jogo, como na vida real, tanto no modo de tocar como nas habilidades.

Tom também saiu na revista Rolling Stone como 26º entre os 100 maiores guitarristas de todos os tempos. Atualmente é guitarrista do Street Sweeper Social Club.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tom_Morello

Know Your Enemy - RATM

Luciano Minguzzi ( Bolonha, 24 maio 1911 - Milão, 30 maio 2004 )











ITÁLIA, Milão (31/05/2004) – No Domingo, dia 30 de maio, morreu em Milão o escultor italiano Luciano Minguzzi, aos 93 anos de idade, considerado um dos últimos grandes escultores do século XX.

Nos anos 30, ele foi colega de academia do pintor Giorgio Morandi. Começou sua carreira nos anos 50, esculpindo figuras femininas como acrobatas e contorcionistas. Nos anos 60, Luciano voltou-se para a abstração.

Entre suas primeiras obras destacam-se as portas da catedral de São Pedro em Roma. Também há outros trabalhos do artista na catedral de Milão, onde existe, inclusive, um museu dedicado à sua obra.

http://www.revistamuseu.com.br/noticias/not.asp?id=4064&MES=/5/2004&max_por=10&max_ing=5#not