10 de dezembro de 2009

Cássia Rejane Eller (Rio de Janeiro, 10 de dezembro de 1962 — Rio de Janeiro, 29 de dezembro de 2001)











Cássia Rejane Eller (Rio de Janeiro, 10 de dezembro de 1962 — Rio de Janeiro, 29 de dezembro de 2001) foi uma cantora e violonista do rock brasileiro dos anos noventa.

Caracterizada pela voz grave e o ecletismo musical, interpretou canções de grandes compositores do rock brasileiro, como Cazuza e Renato Russo, além de artistas da MPB como Caetano Veloso e Chico Buarque, passando pelo pop de Nando Reis e o incomum de Arrigo Barnabé e Wally Salomão, até sambas de Riachão e rocks clássicos de Jimi Hendrix, Mutantes, Beatles e Nirvana.

Teve uma trajetória musical bastante variada, porém curta, com algo em torno de dez álbuns próprios no decorrer de doze anos de carreira. Despontou no mundo artístico em Brasília, em 1981, ao participar de um espetáculo de Oswaldo Montenegro. Nesse mesmo período, apresentava-se também como cantora de um grupo de forró, fez parte (durante dois anos) do primeiro trio-elétrico de Brasília, denominado Massa Real, trabalhou na Capital Nacional cantando e tocando em vários bares - um deles era o Bom Demais.

Sua versatilidade artística era ainda mais abrangente: cantou ópera, tocou surdo em um grupo de samba. Contudo, apenas em 1989 sua carreira decolou. Cássia, ajudada por um tio seu, gravou uma fita demo com a música "Por enquanto" da autoria de Renato Russo. Este mesmo tio levou a fita à PolyGram, resultando na contratação de Cássia pela gravadora e sua primeira participação em disco foi em 1990, no LP de Wagner Tiso intitulado "Baobab".

Cássia Eller sempre teve uma presença de palco bastante intensa, assumia a preferência por álbuns gravados ao vivo e ela era convidada constantemente para participações especiais e interpretações sob encomendada, singulares, personalizadas.

Outra característica importante é o fato de ela ter assumido uma postura de intérprete declarada, tendo composto apenas três canções das que gravou: "Lullaby" (parceria com Márcio Faraco) em seu primeiro disco chamado Cássia Eller (1990 - LP / vendagem: 60.000 cópias, devida ao sucesso da faixa "Por Enquanto" de Renato Russo), "Eles" (dela com Luiz Pinheiro e Tavinho Fialho) e "O Marginal" (autoria dela com Hermelino Neder, Luiz Pinheiro e Zé Marcos) no segundo disco intitulado O Marginal (1992). Era homossexual e morava com a parceira Maria Eugênia Vieira Martins, com a qual criava o filho Francisco (chamado carinhosamente de Chicão).

Em 13 de janeiro de 2001, Cássia Eller apresentou-se no Rock In Rio III, num show em que baião, samba e clássicos da MPB foram cantados em ritmo de rock. Neste dia, o organogramo de apresentação foi o seguinte: R.E.M., Foo Fighters, Beck, Barão Vermelho, Fernanda Abreu e Cássia Eller; eles fizeram uma multidão de 190 mil pessoas delirarem - além da conincidência de o vocalista e guitarrista do Foo Fighters (ex-baterista do Nirvana), Dave Grohl, fazer aniversário no dia da apresentação, ser homenageado com um bolo trazido ao palco e um beijo da Cássia Eller - posteriormente, Dave Grohl declarou à imprensa que Cássia Eller e sua banda fizeram a melhor interpretação que ele conhecera até então da música "Smells Like Teen Spirit", autoria sua com Kurt Cobain e Krist Novoselic, parceiros no Nirvana.

No ano de 2001 (de maio até dezembro) Cássia Eller fez 95 shows. Foi um ano bastante produtivo, que levou Cássia a gravar mais um grande trabalho nos moldes de sua preferência, um álbum (DVD) ao vivo: o Acústico MTV (2001), gravado em 07 e 08 de março, em São Paulo, no qual Cássia contou com o profissionalismo de uma equipe de altíssimo nível técnico e artístico, tais como [Nando Reis] (Direção Musical / Autoria, Voz e Violão em "Relicário" / Voz em "De Esquina" de Xis), os músicos da banda [Luiz Brasil] (Direção Musical / Cifras / Violões e Bandolim), Walter Villaça (Violões e Bandolim), Fernando Nunes (Baixolão), Paulo Calasans (Piano Acústico Hammond e Órgão Hammond), João Vianna (Bateria, Surdo, Ganzá, Ralador e Lâmina), Lan Lan (Percussão) e Thamyma Brasil (Percussão), os músicos convidados Bernardo Bessler(Violino), Iura(Cello), Alberto Continentino(Contrabaixo Acústico), Cristiano Alves(Clarinete e Clarone), Dirceu Leite(Sax, Flauta e Clarineta), entre muitos outros profissionais envolvidos. Este álbum foi composto por 17 faixas, acrescidas de Making Of, galeria de fotos, discografia e i.clip; as faixas são: 1. Non, je ne regrette rien (Michel Vaucaire/Charles Dumont), 2. Malandragem (Cazuza/Frejat), 3. E.C.T. (Nando Reis/Marisa Monte/Carlinhos Brown), 4. Vá Morar com o Diabo (Riachão), 5. Partido Alto (Chico Buarque), 6. 1º de Julho (Renato Russo composta em homenagem à Cássia Eller), 7. Luz dos Olhos (Nando Reis), 8. Todo Amor que Houver nessa Vida (Frejat/Cazuza), 9. Queremos Saber (Gilberto Gil), 10. Por Enquanto (Renato Russo), 11. Relicário (Nando Reis/[[]]/[[]]) com Participação Especial de Nando Reis, 12. O Segundo Sol (Nando Reis), 13. Nós (Tião Carvalho), 14. Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (John Lennon/Paul McCartney), 15. De Esquina (Xis com Participações Especiais de Xis e Tambores da Banda Nação Zumbi), 16. Quando a Maré Encher (Fábio Trummer/Roger Man/Bernardo Chopinho) e 17. Top Top (Os Mutantes/Arnolpho Lima Filho, o Liminha)

Neste mesmo ano de 2001, ela se apresentaria na Praça do Ó, na Barra da Tijuca (RJ), durante os eventos do réveillion; mas, dois dias antes (29 de dezembro), por causa de sua morte repentina, foi substituída por Luciana Mello. Diante desta perda chocante para todos - fossem fãs apenas ou artistas, amigos, jornalistas, entre outros - houve um minuto de silêncio em vários pontos do Rio de Janeiro durante a comemoração da passagem do ano. Vários artistas prestaram homenagem à cantora em seus shows na virada do ano. Cássia Eller teve grandes problemas com álcool e outras drogas. Faleceu em 29 de dezembro de 2001 por parada cardiorrespiratória, possivelmente decorrente de estresse. A hipótese de overdose como causa da morte, apontada inicialmente, foi descartada pelos laudos periciais do Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro. Foi apontada então morte por erro médico, mas o inquérito foi arquivado pelo Ministério Público.

Texto extraído de:

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A1ssia_Eller

Nenhum comentário:

Postar um comentário