19 de fevereiro de 2010

Benicio Monserrate Rafael del Toro Sánchez (San Juan, 19 de fevereiro de 1967)











Benício Del Toro é um dos mais competentes atores de sua geração. Nascido em Porto Rico, ele se mudou para Mercersburg, estado de Pennsylvania. Seu pai é advogado. Sua mãe faleceu quando o ator tinha 9 anos de idade.

Muito jovem entrou para a Universidade da Califórnia, da cidade de San Diego. No início, para estudar administração. Mas logo se transferiu para o curso de teatro. Foi nos palcos que ele começou a chamar a atenção. Por sua atuação no Festival de Teatro Lafayette, em Nova York, Del Toro foi convidado para se transferir para a Circle in The Square Acting School e depois para a badalada escola Stella Adler Conservatory, onde estudou sem nada pagar, usando uma bolsa de estudo.

Anos depois ele se mudou para Los Angeles. Em 1984 fez uma aparição como convidado na série de TV ''Miami Vice''. Logo depois trabalhou fez sua estréia nas telas, em ''Big Top Pee-wee'', de 1988.

Em 1996 foi escolhido como Melhor Ator Coadjuvante no Independent Spirit Award, por sua atuação em ''Os Suspeitos''. Neste mesmo ano ele retorna ao seu país de nascimento como convidado de honra do Puerto Rico International Film Festival.

No ano seguinte ele volta a ganhar o mesmo prêmio do Independent Spirit Award, por seu desempenho em ''Basquiat, Traços de uma Vida''. É a primeira vez que um ator ganha duas vezes seguidas este prêmio.

No ano 2001 a consagração. Benício Del Toro ganha o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante por ''Traffic'', de Steven Soderbergh.

Del Toro namora com a atriz Chiara Mastroianni.

Texto extraído de:

http://epipoca.uol.com.br/gente_biografia.php?idg=175

Nenhum comentário:

Postar um comentário