28 de fevereiro de 2010

John Michael Turturro (Brooklyn, Nova York, 28 de Fevereiro de 1957)











Um dos malhores atores de sua geração, John Turturro atua bastante no panorama dos filmes independentes americanos. Nascido no Brooklin, Nova York, desde a infância ficava fascinado pelos filmes. Após o colegial, ganhou uma bolsa de estudos para a prestigiada Escola de Artes Dramáticas da Universidade de Yale.

Fez-se notar primeiramente no circuito teatral off-Broadway, ganhando um prêmio Obie por sua atuação em ''Danny and the Deep Blue Sea''. Fez sua estréia no cinema em ''Touro Indomável'', obra-prima de Martin Scorsese estrelada por Robert De Niro, em 1980. Só apareceu nas telas novamente em 1984, no filme ''O Exterminador 2'' - não confundir com os filmes da série ''O Exterminador do Futuro'', de James Cameron. No mesmo ano, debutou na Broadway em ''A Morte de um Caixeiro Viajante''.

Seguiram-se diversos papéis pequenos em vários filmes, como ''Procura-se Susan Desesperadamente'', estrelado por Madonna,''A Cor do Dinheiro'', ao lado de Tom Cruise e Paul Newman e ''Hannah e Suas Irmãs'', de Woody Allen. Mas seu nome veio a se tornar famoso mesmo foi com ''Faça a Coisa Certa'', de Spike Lee, como funcionário da pizzaria do personagem de Danny Aiello.

Atuou também no drama dos irmãos Coen, ''Ajuste Final'', trabalhando novamente com eles logo em seguida, em ''Barton Fink - Delírios de Hollywood'', que lhe rendeu prêmio de melhor ator no Festival de Cannes.

Papéis principais tornaram-se infreqüentes após o prêmio. Entretanto, em 1992 ele escreveu, dirigiu e atuou em ''Mac'', filme independente que recebeu o prêmio Câmera de Ouro de melhor filme de estréia na direção, também no Festival de Cannes.

Seguiram-se papéis que, embora coadjuvantes, tinham grande peso nas histórias, como em ''Quiz Show - A Verdade dos Bastidores'', de Robert Redford, ''Irmãos de Sangue'' e ''A Voz do Meu Coração''. Novamente veio um papel principal, em ''A Chave da Liberdade''. Em 98, novamente trabalhou com Joel e Ethan Coen em ''O Grande Lebowski''.

No mesmo ano, escreveu, produziu, dirigiu e atuou em ''Illuminata'', comédia sobre uma companhia de teatro nova-iorquina da virada do século. Em 99, novamente trabalhou num filme sobre teatro em Nova York, em ''O POder Vai Dançar'', de Tim Robbins, sobre a relação entre arte e política na década de 30.

Depois trabalhou ao lado de John Goodman e George Clooney no divertido e inusitado ''E aí, Meu Irmão, Cadê Você?'', numa mistura de musical e comédia que se passa no início do século, novamente sob a tutela dos irmãos Coen.

Voltou a fazer um filme de época em ''Por que Choram os Homens'', ao lado de Johnny Depp, em 2000. Provando sua versatilidade, deixou os dramas de lado e dublou a voz do macaco em ''Monkey Bone - No Limite da Imaginação''. Depois, foi coadjuvante de Arnold Schwarzenegger em ''Efeito Colateral'' e colaborou com as piadas de Adam Sandler em ''A Herança de Mr. Deeds''.

A improvável dupla Sandler/Tuturro deu tão certo que ele foi convidado para participar do próximo projeto do comediante, ''Anger Management''. Até a estréia do filme, em 2003, Turturro tem engatilhado os ainda inéditos ''Fear the X'' e ''Secret Passage''.

Texto extraído de:

http://epipoca.uol.com.br/gente_biografia.php?idg=135

Nenhum comentário:

Postar um comentário