12 de fevereiro de 2010

Christina Ricci (Santa Mônica, 12 de fevereiro de 1980)











Atriz norte-americana indicada ao Emmy que primeiro alcançou fama por seu papel como Wednesday Addams nos filmes, A Família Addams e a sua sequência A Família Addams 2.

Seus papeis no cinema variam bastante, como Tempestade de Gelo, dramas como Monster - Desejo Assassino, comédias independentes como O Oposto do Sexo, para o qual ela recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz, e A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça.

Ricci suportou a transição de estrela-mirim para ídolo adolescente e atriz adulta, ela detém atualmente a sua própria produrora, Blaspheme Films, responsável pelas produções Meu Namorado Pumpkin e Geração Prozac.

Desde o início de sua carreira Christina provou ser mais que dona de uma beleza fora dos padrões de Hollywood, provou ser uma atriz de talento, uma das jovens mais respeitadas de Hollywood.

Christina diz não se arrepender de ter começado a carreira artística muito cedo, pois sentia-se entediada em casa e na escola. Participou do primeiro filme de sua carreira, Minha Mãe é uma Sereia, aos dez anos de idade. Neste filme, interpretou a filha mais nova de Cher e irmã de Winona Ryder. Logo depois, Christina pôde ser vista no papel que a imortalizou, como a gótica Wednesday Addams(no Brasil, Vandinha) em A Família Addams. Seu sucesso foi tanto que os produtores aumentaram seu papel na sequência do filme.

O ar gótico foi um pouco esquecido quando a atriz mostrou sua face mais angelical nos filmes Agora e Sempre, com Demi Moore, Gasparzinho, O Fantasminha Camarada, de Steven Spielberg e Caçadoras de Aventura, todos de 1995. Nesta fase, aos quinze anos de idade, Christina sofreu com o divórcio dos pais. A transformação de criança à adulta transformou seu corpo levando-a a engordar, o que desencadeou uma série de regimes mal elaborados. Devido aos seus problemas com a anorexia, Christina hoje declara-se contra o regime para adolescentes.

Depois de passar por isto, Christina participou do filme de Ang Lee, Tempestade de Gelo, onde desempenhou seu melhor trabalho, segundo a própria atriz.

Em 1998 recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz - Comédia/Musical, por O Oposto do Sexo e uma indicação ao Independent Spirit Awards de Melhor Atriz também por este filme.

Christina provou seu talento em vários trabalhos. Medo e Delírio, de Terri Gilian, foi um deles onde fez uma participação especial ao lado de Johnny Depp com quem contracenaria também em A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, de Tim Burton, como a encantadora Katrina Van Tassel e em Por Que Choram os Homens.

A atriz pareceu ter entrado em declínio ao fazer filmes de pouco destaque como Filha da Luz e Geração Prozac, que marcou sua estreia como produtora. Seu rosto voltou a ser visto com mais destaque nos cinemas brasileiros com o filme Igual a Tudo na Vida, de Woody Allen e Monster - Desejo Assassino, onde contracenou com Charlize Theron e pelo qual foi indicada na categoria de Melhor Beijo no MTV Movie Awards.

Christina atuou também no filme de Wes Craven Amaldiçoados de 2005, o filme teve uma baixa bilheteria nos EUA e estreou em sexto lugar no Brasil. Porém, por mais que seus trabalhos não se tornem sucessos é impossível negar que Christina Ricci é uma das melhores atrizes de sua geração.

Em 2008, fez a adaptação de Speed Racer para o cinema como a jovem Trixxie, namorada do protagonista Speed Racer, vivido pelo ator Emile Hirsch.

Texto extraído de:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Christina_Ricci

Nenhum comentário:

Postar um comentário