27 de fevereiro de 2010

Imagens de Canberra











Camberra (em inglês escrito Canberra, que em dialeto aborígene significa "ponto de encontro" ou "lugar conhecido") é a capital da Austrália. Localiza-se a 150 km do litoral, sendo a maior cidade do interior. Situa-se no extremo norte do Território da Capital da Austrália, 300 km a sudoeste de Sydney, e 650 km a nordeste de Melbourne.

O local onde fica Camberra foi escolhido para abrigar a capital planejada em 1908 para pôr fim às candidaturas de Sydney e Melbourne. Um concurso internacional foi aberto e teve como vencedor o arquiteto estadunidense Walter Burley Griffin. As construções começaram em 1913 (projeto de 1912) e finalizaram-se em 1927. O planejamento da cidade foi bastante influenciado pelo movimento jardim-cidade e incorporou áreas significativos de vegetação natural, o que lhe rendeu o título debush capital, algo como cidade arbusto.

Apesar de ter apresentado um crescimento modesto no período entre guerras, Camberra prosperou a partir do fim da Segunda Guerra Mundial. Como capital, a cidade apresenta o Parlamento, a Alta Corte Australiana, além da Biblioteca Nacional da Austrália. O governo federal contribui com uma grande porcentagem da receita bruta da cidade, sendo, assim, o maior empregador. Camberra atrai tanto turistas domésticos quanto internacionais. Importante centro cultural (Biblioteca Nacional e Galeria Nacional de Arte) e comercial da Austrália.

Texto extraído de:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Camberra

Nenhum comentário:

Postar um comentário