8 de fevereiro de 2010

Pulp Magazines












Pulp ou ainda pulp fiction ou revista pulp são nomes dados a revistas feitas com papel de baixa qualidade (a "polpa") a partir do início da década de 1920.

Essas revistas geralmente eram dedicadas a histórias de fantasia e ficção científica e não raro o termo "pulp fiction" foi usado para descrever histórias de qualidade menor ou absurdas (é esse sentido da palavra que o diretor Quentin Tarantino usou para nomear seu filme Pulp Fiction - Tempo de Violência). A despeito disso, vários escritores famosos já trabalharam em pulps, como Isaac Asimov que trabalhou entre outras na Astounding Science Fiction. Outros escritores famosos a escrever para pulps em início de carreira foram Raymond Chandler e Dashiel Hammett. Perceba que são todos autores estadunidenses e que foi nos Estados Unidos que as revistas pulp tiveram maior expressão.

A personagem O Sombra surgiu numa revista do tipo pulp fiction, mas só se tornou célebre ao ser adaptado para o rádio, onde quem lhe emprestava a voz (e a famosa gargalhada sinistra) era o ator e diretor Orson Welles.

As pulps eram um tipo de entretenimento rápido, sem grandes pretensões artísticas, ainda que bastante divertidas. Pode-se dizer que, em uma época sem televisão, elas ocupavam o papel que as séries ocupam nos nossos dias.

Texto extraído de:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pulp

Um comentário:

  1. Essas revistas me fazem recordar as antigas revistas, "Kripta" e suas histórias sobrenaturais. E além disso me remetem ao "Antiquário Fortaleza", uma das bancas de revistas mais antigas de Brasília, na W-3 Sul 511, salvo engano. Ponto de troca de variados tipos de revistas, e referência das minhas lembranças de infância.

    ResponderExcluir