19 de agosto de 2010

19 de agosto de 1999 - Em Belgrado, dezenas de milhares de sérvios protestam exigindo a renúncia do presidente da Iugoslávia, Slobodan Milosevic.











Belgrado é a capital e maior cidade da Sérvia, e está localizada entre dois cursos d'água internacionais, na confluência dos rios Danúbio e Sava, no norte da Sérvia, onde a planície da Panônia se limita com a região da península balcânica. Com uma população de 1.689.000 habitantes (estimativa oficial de 2006), Belgrado é a maior cidade no território da ex-Iugoslávia, a segunda maior cidade sobre o rio Danúbio, bem como a quarta maior do Sudeste da Europa, após Istambul, Atenas e Bucareste.

Uma das cidades mais antigas da Europa, com uma história continuamente documentada por 7.000 anos, Belgrado foi o berço da cultura pré-histórica mais importante da Europa, a cultura Vinča. Na Antigüidade, a cidade foi alcançada pelos gregos, fundada e nomeada pelos celtas como Cidade Branca, nome que ainda ostenta, depois colonizada pelos romanos e definitivamente ocupada por sérvios brancos a partir da década de 600.

Belgrado tem o status de unidade territorial autônoma dentro da Sérvia, com o seu próprio governo. O seu território é dividido em 17 municípios, cada um com sua própria câmara municipal. O distrito abrange 3,6% do território da Sérvia e 24% da população do país vive na cidade. Belgrado é o principal centro econômico, político e cultural da Sérvia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Belgrado

Imagens:

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Belgrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário